João Pessoa
Feed de Notícias

Em João Pessoa: Governo do Estado realiza atividades que marcam Dia da Síndrome de Down

quinta-feira, 12 de março de 2015 - 11:02 - Fotos: 

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a ocorrência genética. Para lembrar a data, haverá uma palestra na próxima quinta-feira (19), sobre o tema “A Importância da Música para Pessoas com Síndrome de Down”, com a professora Vanessa Rodrigues. A programação, que começa às 18h30, será aberta com apresentação musical da Escola Especial de Música Juarez Johnson (EEMJJ). O evento acontece no auditório 3, no mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Após o show de abertura, o professor Leonnardo Limongi fará um relato das suas experiências à frente da coordenação da Escola de Música, que é referência no ensino de música para crianças e adolescentes com síndrome de Down. A atividade é uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Associação Ame Down, que organizou uma programação que vai de 16 a 29 de março. As inscrições são gratuitas.

Para fechar a noite, haverá apresentação musical da Escola Ana Sofia Maia Psicologia da Aprendizagem com os professores Popó e Sanzia. O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em conjunto com os 193 países da ONU que celebram a data, escolhida em alusão aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a ocorrência genética. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

O que é Síndrome de Down - Uma alteração cromossômica que ocorre no par 21 pela presença total ou parcial de 3 cromossomos, provocando características fenotípicas e relativo comprometimento cognitivo. A pessoa com esta síndrome necessita de estimulação em diversas áreas para um melhor desenvolvimento. No Brasil, nascem em média 8.000 bebês com Síndrome de Down, numa proporção de um para cada 600 / 700 nascimentos.

Escola Especial de Música – Equipamento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a EEMJJ foi fundada no dia 25 de outubro de 2009 e caracteriza-se por seu pioneirismo uma vez que é a primeira Escola Especial de Música do Brasil voltada exclusivamente para alunos portadores de necessidades especiais. A unidade tem como objetivo primordial a atenção integral à pessoa com deficiência por meio do ensino da música. Com idades que variam dos 5 aos 30 anos, tem como público-alvo crianças com idade a partir de um ano e jovens que possuam deficiências como síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, paraplegia, deficiência visual, hidrocefalia, nanismo, mutismo, mielomeningocele, elefantíase, síndrome de Asperger e síndrome de William.

Exemplo de cidadania e superação, o projeto coordenado pelo professor Lennardo Limongi tem contribuído para a inclusão social de crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência. São pessoas que encontram, através da convivência com uma equipe capacitada, a chance de superar obstáculos. Além dos professores de música, a equipe conta com psicólogo, fisioterapeuta e enfermeira para dar acompanhamento aos alunos.