João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove ação sobre educação ambiental na Semana do Meio Ambiente

segunda-feira, 6 de junho de 2016 - 10:30 - Fotos:  Secom-PB

Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente que está sendo comemorada pelo Governo do Estado, seguindo programação elaborada pela Sudema, a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), também promoveu eventos que ajudam na reflexão sobre a preservação ambiental.

Na sexta-feira (3), na Estação Experimental José Irineu Cabral, da Emepa, em Jacarapé, no Litoral Sul, foi realizado evento com a participação de alunos da Escola Municipal Dom Marcelo Pinto Carvalheira, localizada na comunidade Piratibe, que ficaram emocionados no contato com a natureza. Na ocasião, os pesquisadores e técnicos da GU proferiram palestra sobre meio ambiente, seguida de uma exposição de sementes, oficina de enxertia, produção de mudas, entre outras atividades.

A programação sobre a Semana do Meio Ambiente, que vem sendo executada pela Emater desde a terça-feira (31), continuou nesta segunda-feira (6), na Comunidade de Igarapu, no município do Conde, com o plantio de mudas para proteção de nascente e a participação de agricultores.

Prosseguindo, os extensionistas da Emater estarão nesta terça-feira (7), na Comunidade Mituaçú, em Gramame, com atividade prática de horta comunitária e sistemas agroflortestais com os alunos da Escola Olho Vivo do Tempo. Também no mesmo dia, no Assentamento Oziel Pereira, em Remigio, haverá oficina de segurança alimentar, aproveitamento e transformação de alimentos produzidos na região. Neste assentamento, a Gestão Unificada está implantando uma unidade do Ecoprodutivo.

Finalizando, a programação da Semana do Meio Ambiente acontecerá no Assentamento Alagamar, onde o Ecoprodutivo também está presente, realizando atividades de educação ambiental com ação de cercamento de nascente e recuperação de mata ciliar, com a participação de famílias da comunidade e crianças de escola local.

O professor Igor Nazareno, da Escola Dom Marcelo Carvalheira, destacou a iniciativa da Emater em realizar o evento sobre conscientização ambiental na Estação Experimental da Emepa destinado às crianças. “Elas, as crianças, com o que aprenderam aqui, poderão também conscientizar seus pais sobre a importância de preservar a natureza, reciclar o lixo, preservar o meio ambiente”, comentou.