João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove ação nos presídios femininos

terça-feira, 29 de março de 2011 - 10:55 - Fotos: 

As detentas da Penitenciária Julia Maranhão, na Capital, tiveram nesta segunda-feira (28) um dia de ações como parte da programação dedicada ao mês da Mulher. Foram efetuados atendimentos médicos, jurídicos, aconselhamentos e oficinas. Já nesta terça-feira (29), a mesma ação está sendo realizada no Presídio Feminino do Serrotão, em Campina Grande.

Pela manhã, houve palestras sobre Direito da Mulher e Violência contra a Mulher, além da visita de seis defensores públicos para auxiliar nos seus processos. Já o período da tarde foi reservado a parte cultural: danças, exposições, grafitagem, maquiagem e penteados afros.

Para a diretora da Penitenciária Julia Maranhão, Cinthya Almeida, essas ações são de relevância no sistema prisional, pois ressocializar é ser cidadão: “O sistema penitenciário não é só penalizar, é entregar o apenado ressocializado à sociedade, assim ele exercerá e cumprirá sua cidadania” – afirmou Cinthya.

A ação promovida pelo Governo do Estado é uma parceria da Secretária de Administração Penitenciária, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Centro de Referência da Mulher e Cufa (Central Única de Favela).

Atendimentos – Foram revisados os prontuários de 121 detentas provisórias, 87 sentenciadas que cumprem pena no regime fechado, 38 no semi-aberto e 15 que estão no regime aberto.