Fale Conosco

28 de novembro de 2011

Governo do Estado programa ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS



Dando continuidade às ações do Plano Estadual de Enfrentamento a Feminilização da AIDS e ao Dia Mundial de Luta contra a doença, que será lembrado no dia 1º de dezembro,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou uma programação especial que já vem sendo colocadaem prática. Asatividades buscam atender ao público considerado vulnerável, a exemplo das pessoas privadas de liberdade e profissionais do sexo.

Uma dessas ações, segundo informou a gerente Operacional das DST/AIDS e Hepatites da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena, foi a aquisição de preservativos femininos e gel lubrificante, que serão distribuídos a partir desta terça-feira (28) a todas as profissionais do sexo da Paraíba. O material será entregue em cada município. Estão sendo enviados 20 mil preservativos e 70 mil saches de gel lubrificante.

Para que o material chegue ao destino correto, a Secretaria de Estado da Saúde mapeou todos os locais onde essas mulheres atuam. Além do gel e do preservativo feminino, elas também irão receber material explicativo sobre o uso da camisinha feminina. “A gente percebe que essas pessoas não conhecem esse meio de prevenção e, por isso, torna-se necessário fazer uma divulgação junto a esse público”, disse Ivoneide.

Ela explicou que o Governo do Estado adquiriu, com recursos próprios, 20 mil preservativos femininos e 300 saches de gel lubrificante. Ivoneide Lucena disse ainda que a Secretaria de Estado também vai trabalhar com outros públicos, a exemplo do pessoal da terceira idade e homossexuais.

Ainda dentro da programação, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar o teste rápido para o diagnóstico precoce do HIV. Essa ação acontecerá nos presídios de Patos, Sousa, Cajazeiras e Campina Grande (feminino). “Estamos elaborando várias outras ações que serão colocadas em prática durante todo esse mês de novembro, com o fechamento no dia 1º de dezembro, e que depois terão continuidade”, explicou.

Outra ação – No último dia 17 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde entregou os resultados dos exames de HIV e hepatites virais a um grupo de profissionais do sexo. A ação foi na Rua da Areia. Além de entregar os exames, também foi feito o teste rápido do HIV e as mulheres receberam o preservativo feminino e o gel lubrificante. “Com a entrega desses meios preventivos, a mulher não fica sujeita a negociar esses produtos com o companheiro”, disse Ivoneide Lucena.

Ela explicou que o teste rápido é gratuito, sigiloso, 100% confiável e seguro e se algum caso der positivo a pessoa terá todo um acompanhamento médico e psicológico oferecido pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).  O teste rápido de Aids demora pouco mais de cinco minutos, é  necessário apenas uma gota de  sangue tirada do dedo e o resultado sai em cerca de 30 minutos.   “A pessoa que vive com o HIV tem que ser vista e tratada de forma normal. Temos que acabar com preconceito e saber que beijo, abraço e aperto de mão não transmite AIDS e todas as pessoas devem fazer o teste rápido, pois o diagnóstico precoce vai ajudar no controle da doença e fazer com que a pessoa possa gozar de uma vida saudável”, disse.

Educação – Outra ação foi o seminário de formação em DST/AIDS e Hepatites para 80 professores de escolas públicas municipais e estaduais de João Pessoa. Ivoneide Lucena  explicou que este evento, que aconteceu no Hotel Tambaú,em João Pessoa,  foi uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde e teve como principal objetivo buscar novos parceiros nas ações de educação e conscientização para o combate e prevenção ao HIV/AIDS e as Hepatites Virais. “Com esse seminário, nós estimulamos os professores a trabalharem essa temática junto aos alunos, principalmente no que diz respeito à prevenção”, explicou.

 

Programação

 

1º de dezembro

8h – Complexo Hospitalar Clementino Fraga – Acolhimento onde será servido um café da manhã aos usuários, com música ao vivo

8h às 12h – Ação de Saúde, com testagem rápida de HIV, na CBTU

Equipes da Gerência Operacional DST/AIDS/HV e do Hospital Clementino Fraga

10h às 13h – Mobilização na UFPB

Divulgação e distribuição de preservativos

 

12h às 15h – Mobilização no Shopping Tambiá

Divulgação e distribuição de preservativos

15h – Abertura Solene – CHCF

15h15 às 16h – Apresentação cultural – Peça de Teatro

Coquetel e show do humorista Márcio Tadeu

16h às 20h – Mobilização nos shoppings Manaíra e MAG

Divulgação, distribuição de material informativo e distribuição de preservativos masculinos

 

Programação nas Gerências Regionais

- Campanha do Laço

- Distribuição de material informativo e insumos de prevenção

- Diagnóstico precoce – (teste rápido) – Presídios de Sousa, Patos e Campina Grande – 13,14 e 15 de dezembro

Testagem rápida em diversos municípios da 9ª Gerência Regional de Saúde (Cajazeiras)

 

2 de dezembro

Mobilização Unificada das Instituições de Ensino

Local: Auditório da FESVIP

Hora: 9h

Ato Ecumênico: Hospital Clementino Fraga

Hora: 16h

 

3 de dezembro

Busto de Tamandaré

6h às 12h – Ação de Saúde  com testagem de HIV, glicemia, verificação de pressão arterial, ginástica laboral e orientação nutricional. Distribuição de material informativo e insumos de prevenção.

Qualificação e implantação de teste rápido e diagnóstico no interior do Estado

 

13 e 14 de dezembro

Local: Município de Serra Branca

Público alvo: Trabalhadores/as de saúde de nove  municípios ligados à Gerência Regional de Monteiro (5ª Gerência)

Objetivo: Qualificação e Implantação da testagem rápida para o diagnóstico precoce do HIV/AIDS no interior do Estado

 

14 e 15 de dezembro

Local: UEPB –Departamento de Odontologia

Objetivo: Qualificação e Implantação da testagem rápida para o diagnóstico precoce do HIV/AIDS em casos de acidente ocupacional