João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado produz material inédito para o Programa Saberes da Infância em parceria com a UFPB

quarta-feira, 14 de setembro de 2016 - 18:16 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), produzirá a partir de 2017 materiais complementares para o processo de formação e letramento dos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede estadual. Este material será composto por cadernos de estudos e de orientação para os professores e será produzido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, para utilização dentro do programa Primeiros Saberes da Infância (PSI).

Para discutir os ajustes finais da parceria, foi realizada na SEE uma reunião que contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e das professoras Evangelina Faria e Maria Azerêdo, da UFPB. “Com a produção desse material, nessa importante parceria com a UFPB, estamos criando o nosso próprio programa de alfabetização e letramento”, destacou Roziane Marinho.

O material também será destinado às escolas dos municípios que fizerem adesão ao programa. “Com o uso desse material, nós teremos, de forma mais sistematizada, todo o processo de alfabetização e letramento, alfabeto e numérico, com o objetivo de melhorar nosso nível de aprendizagem nos primeiros anos, garantindo assim a alfabetização na idade certa, ou seja, até os 8 anos de idade”, explicou a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marta Medeiros.

Atualmente, aproximadamente 18 mil alunos estão matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede estadual e participam do programa Primeiros Saberes da Infância.

PSI - O Programa Primeiros Saberes da Infância foi elaborado pela Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geeief) e implantado nas escolas estaduais que possuem Ensino Fundamental, com a perspectiva de trabalhar o processo de leitura, de escrita e lógico-matemático com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O programa possui diários de classe específicos, com as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos. Bimestralmente uma sequência de aulas é elaborada e é feita a previsão das habilidades e conteúdos que serão desenvolvidos, para que o professor planeje sua aula junto com o coordenador da escola.