Fale Conosco

14 de dezembro de 2016

Governo do Estado prepara V Simpósio da Rede de Cardiologia Pediátrica



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promove o V Simpósio da Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP) nesta quinta (15) e sexta-feira (16), das 8h às 19h, no Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba. A abertura solene das atividades acontece às 19h desta quinta-feira (15), no auditório do CCM.

O objetivo do Simpósio é avaliar a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental Círculo do Coração. Em outubro, a Rede completou cinco anos de atuação na Paraíba. Neste período, foram cadastradas 147 mil crianças; realizadas 12 mil consultas; 11 mil ecocardiogramas; 138 mil oximetrias; 532 cirurgias cardíacas; 1500 profissionais capacitados e duas mil cardiopatias detectadas.

O Simpósio deverá reunir cerca de 200 profissionais de saúde. “Vamos promover um treinamento, uma espécie de reciclagem dos profissionais da Rede de Cardiologia Pediátrica, – entre médicos, enfermeiros e estudantes de medicina da Paraíba. Será feita, durante a programação, uma capacitação sobre a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), considerada a principal intervenção disponível para melhorar as condições de saúde na infância nos países em desenvolvimento”, informou a cardiologista pediátrica e presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos.

Em 2013, a RCP deu um passo importante e ampliou o atendimento, com a criação da Caravana do Coração, com equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários) percorrendo várias cidades do interior da Paraíba, levando atendimento; realização de exames, a exemplo de ecocardiograma e oximetria; arte e cultura e a capacitação dos profissionais de saúde.

“Além dos cursos que serão apresentados, como Eco fetal, Pediátrica e UTI Pós-Operatório, o Simpósio será um momento de prestação de contas para a sociedade de todo o trabalho da Caravana do Coração e também de discutir novas ideias para a continuação e ampliação do projeto. Será, ainda, um momento de confraternização da equipe que tanto se empenha e que trabalha com muito amor”, comentou Sandra Mattos.

Caravana do Coração – A quarta edição da Caravana do Coração, realizada em julho deste ano, registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos. As cidades pólos contempladas foram: Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana.

Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.

A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.

A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.