Fale Conosco

10 de novembro de 2016

Governo do Estado prepara edital de seleção de profissionais para Escolas Cidadãs Integrais



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está finalizando um edital de seleção de profissionais para trabalhar nas Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Integrais Técnicas, nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Paraíba. O edital vai abrir vaga para os cargos de gestor escolar, coordenador administrativo-financeiro, coordenador pedagógico e professores de todas as áreas de ensino. O número de vagas e outros detalhes da seleção vão ser divulgados com o edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado, em breve.

O processo está sendo organizado pela Comissão Executiva de Educação Integral da SEE, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Poderão se inscrever, na seleção, os profissionais que trabalham nas unidades escolares da Secretaria da Educação ou nas GREs, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital e possuam disponibilidade de 40 horas semanais. Na Paraíba funcionam oito escolas nessa metodologia de ensino e vai passar para 20 em 2017.

Escola Cidadã Integral – O modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral) atende aos planos estadual e nacional de Educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

Cidadã Integral Técnica – No caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, da Rede Estadual, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.