Fale Conosco

30 de agosto de 2017

Governo do Estado participa de Workshop de Boas Práticas sobre Integridade Pública



O Governo da Paraíba participou, nos dias 17 e 18 de agosto, do workshop de Boas Práticas sobre Integridade Pública, realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, (CGU) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), e buscou compartilhar conhecimentos e trocas de experiências em integridade, desenvolvidos por órgãos de controle da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Representado pela gerente operacional de Conformidade da Auditoria – Controladoria Geral do Estado, Celina Varela, o Estado da Paraíba participou do encontro nas discussões dos conceitos, na realização de atividades em grupo e no compartilhamento de experiências.

A auditora destacou que o encontro foi mais uma oportunidade para compartilhar e aprender com experiências de outros órgãos de Controle Interno, a fim de aprofundar os conhecimentos em integridade pública. Segundo Celina Varela, “um bom programa de integridade pública deve buscar a prevenção, detecção e correção de atos de corrupção ou fraude, prevalecendo o respeito ao interesse público”.

O encontro teve início com apresentação das entidades organizadoras, Tribunal de Contas da União – TCU, Ministério da Transparência, Controladoria-Geral da União – CGU, e dos participantes. Em seguida conceitos e programas relacionados à integridade pública foram apresentados e discutidos. Ao final do primeiro dia e no dia seguinte, os participantes realizaram uma roda de troca de experiências, suscitando a atividades práticas e discussões em grupos sobre novos projetos/iniciativas futuras em integridade no âmbito governamental.

Aproximadamente 35 representantes de órgãos de controle estaduais, municipais e do Distrito Federal participaram do encontro e apresentaram iniciativas de sucesso voltadas às boas práticas de integridade.