João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de web conferências sobre alinhamento de ações de combate ao Aedes aegypti

terça-feira, 29 de dezembro de 2015 - 10:31 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem participando de web conferências promovidas pelo Ministério da Saúde com os estados brasileiros  para alinhar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika, no período de dezembro de 2015 a junho de 2016. Na tarde dessa segunda-feira (28), as web conferências foram realizadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Durante todo o dia desta terça-feira (29), serão no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Participam dos encontros, os integrantes das salas estaduais de situação e os representantes das SES.

A proposta central do Ministério da Saúde é que 100% dos imóveis do país sejam visitados, com o objetivo de eliminar todos os focos do vetor, até o dia 31 de janeiro de 2016. As visitas acontecerão em quatro ciclos: o primeiro será do dia 1º a 31 de janeiro; o segundo, do dia 1º a 28 de fevereiro; o terceiro acontecerá nos meses de março e abril e o quarto nos meses de maio e junho.

“Para auxiliar os municípios nas ações de combate ao Aedes, a Secretaria de Estado da Saúde vai contar com apoio do ExércitoBrasileiro, Corpo de Bombeiros e funcionários do Ministério da Saúde, que, atualmente estão à disposição das 12 Gerências Regionais de Saúde. É uma verdadeira guerra contra o mosquito e aqui na Paraíba não daremos trégua a ele”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Durante as exibições, técnicos do Ministério da Saúde explicam as funções das Salas Nacional, Estaduais e Municipais de Situação ou de Crise, local onde está concentrado o comando das ações de combate ao mosquito; da importância da atenção básica e da participação da sociedade no combate ao Aedes e orientações gerais para atuação em campo.

A realização das web conferências está prevista no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado neste mês de dezembro.