Fale Conosco

29 de dezembro de 2015

Governo participa de web conferências sobre alinhamento de ações de combate ao Aedes aegypti



28.12.15 seude defesa civil dengue fotos vanivaldo ferreira 6 270x178 - Governo participa de web conferências sobre alinhamento de ações de combate ao Aedes aegyptiA Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem participando de web conferências promovidas pelo Ministério da Saúde com os estados brasileiros  para alinhar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika, no período de dezembro de 2015 a junho de 2016. Na tarde dessa segunda-feira (28), as web conferências foram realizadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Durante todo o dia desta terça-feira (29), serão no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Participam dos encontros, os integrantes das salas estaduais de situação e os representantes das SES.

A proposta central do Ministério da Saúde é que 100% dos imóveis do país sejam visitados, com o objetivo de eliminar todos os focos do vetor, até o dia 31 de janeiro de 2016. As visitas acontecerão em quatro ciclos: o primeiro será do dia 1º a 31 de janeiro; o segundo, do dia 1º a 28 de fevereiro; o terceiro acontecerá nos meses de março e abril e o quarto nos meses de maio e junho.

“Para auxiliar os municípios nas ações de combate ao Aedes, a Secretaria de Estado da Saúde vai contar com apoio do ExércitoBrasileiro, Corpo de Bombeiros e funcionários do Ministério da Saúde, que, atualmente estão à disposição das 12 Gerências Regionais de Saúde. É uma verdadeira guerra contra o mosquito e aqui na Paraíba não daremos trégua a ele”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Durante as exibições, técnicos do Ministério da Saúde explicam as funções das Salas Nacional, Estaduais e Municipais de Situação ou de Crise, local onde está concentrado o comando das ações de combate ao mosquito; da importância da atenção básica e da participação da sociedade no combate ao Aedes e orientações gerais para atuação em campo.

A realização das web conferências está prevista no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado neste mês de dezembro.