João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado participa de Simpósio de Atenção Domiciliar

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 - 11:19 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), participou, nessa quinta-feira (10), da abertura do Simpósio de Atenção Domiciliar. O evento que acontece, até esta sexta-feira (11), no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, tem por objetivo discutir a produção do cuidado na atenção domiciliar no estado. Participam do simpósio,trabalhadores dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD)de vários municípios da Paraíba, além de trabalhadores de outras redes de atenção, como Atenção Básica, Urgência, e gestores municipais e estaduais de saúde.

Durante a abertura do evento foi realizada uma conferência com a professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Laura Macruz Feuerwerker. Ela observou que o simpósio é uma oportunidade de se compartilhar uma reflexão com vários lugares da Rede de Atenção à Saúde, tendo a atenção domiciliar como foco. “Acho que a atenção domiciliar tem uma potencialidade, ela facilita a produção de certas coisas que em outros lugares da rede a gente batalha muito, e mesmo assim ainda tem dificuldade de realizar. É óbvio que também temos dificuldades, mas temos aqui muita coisa interessante quenos faz pensar e ter ideias sobre formas de organizar os deslocamentos que precisamos produzir entre os trabalhadores da gestão para facilitar a produção do cuidado. Penso que dá para aprender muita coisa na atenção domiciliar, e esse é o principal objetivo desse evento, criar essa oportunidade de reflexão”, explicou Laura Feuerwerker.

O professor do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciano Gomes, explicou que, aqui no estado, tem se desenvolvido uma parte de uma pesquisa nacional, financiada pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo tema central de pesquisa é discutir a produção dos cuidados nas Redes de Atenção. “Aqui em João Pessoa temos cinco frentes de pesquisa que estão vinculadas, uma delas é na atenção domiciliar. Então a gente vem, desde 2014, desenvolvendo algumas atividades de pesquisa nos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) da Capital e, em parceria e diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado, achamos que era importante ao invés de dar uma devolutiva da pesquisa, fazer um debate aberto sobre as temáticas que a pesquisa tem identificado”, explicou.

Luciano ressaltou que, durante o simpósio, os participantes serão divididos em grupos, para compartilhare discutir experiênciasa partir da vivência deles com o cuidado na atenção domiciliar. “A partir daí os participantes vão levantar questões que serão trabalhadas aqui no auditório, em uma plenária com representantes do estado e dos municípios. A ideia é que a gente permita quetodos os participantes possam se aprofundar em suasnoções sobre o cuidado na atençãodomiciliar”, disse o professor da UFPB.

Para a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, o evento possibilita uma importante discussão sobre a Atenção Domiciliar. “Estamos aqui discutindo a atenção domiciliar e sua importância na construção de um cuidado longitudinal aos usuários do nosso território. Dentro do Sistema Único de Saúde, o serviço de Atenção Domiciliar entra como uma perspectiva de fortalecimento do cuidado da Atenção Básica na Paraíba. Vale a pena ressaltar que é necessário que esse serviço seja ampliado para fortalecer a atenção básica e, consequentemente, fortalecer as linhas de cuidados, em especial a atenção às condições crônicas, fortalecendo assim também os cuidados aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos”, concluiu Maura.