João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado participa de Mobilização Nacional a favor do Suas

quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 12:53 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participa das mobilizações que estão acontecendo nos municípios paraibanos, nesta quarta-feira (8), em defesa do Sistema Único de Assistência Social por meio das 14 gerências regionais e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Polos Regionais).

O movimento, que tem como tema “Mobilização Nacional em Defesa do SUAS, Retrocesso NÃO”, é encabeçado pelo Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de  Assistência Social (Congemas), com o objetivo de defender a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que se fundiu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Kelly Samara, destaca a importância de mobilizar a população para a efetivação do Suas. “Estamos com nossos representantes participando desta mobilização nacional para que tenhamos um Sistema cada dia mais fortalecido, que possa atender melhor a população”, ressaltou.

O movimento acontece durante toda esta semana nos municípios, com atos públicos, palestras, divulgação nas rádios e caminhadas.

Avanço Suas na PB – A secretária Kelly Samara destacou ainda alguns avanços do Suas na Paraíba como a ampliação dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e o aumento das equipes que monitoram e capacitam as ações da Suas no Estado.

“O Governo do Estado ampliou os serviços da assistência na Paraíba, com ações em conjunto com os municípios, como também nos nossos serviços regionais. Tivemos a ampliação dos Creas Regionais, de 20 para 26. Também estamos com uma equipe maior para dar apoio de monitoramento e capacitação para os profissionais que trabalham com o Suas”.

Outra iniciativa foi o Capacita Suas, Programa Nacional de Capacitação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), destinado a gestores da Assistência Social, conselheiros e profissionais do Suas.

Também como iniciativa do Governo do Estado existe o Pacto Social que financiou ações na área de educação, saúde e assistência social. Na área da assistência, o Pacto Social permitiu a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em alguns municípios, compra de veículos para auxiliar nas ações da assistência, entre outras.