Fale Conosco

23 de novembro de 2015

Governo do Estado participa de evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participa nesta quinta-feira (26), de evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. O evento será realizado no Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), às 14h, onde serão apresentados os Registros Hospitalares de Câncer e o Registro de Base Populacional. “Esse evento tem por objetivo informar e conscientizar as pessoas e instituições sobre a importância da qualidade dos dados para se trabalhar as políticas de prevenção, controle e tratamento”, disse a coordenadora dos Registros de Câncer de Base Populacional e Registro Hospitalar de Câncer, Ângela Pontes.

O evento é voltado para médicos, estabelecimentos de saúde, fontes notificadoras, secretarias municipais de saúde, regulação, entre outros. A programação conta com a presença da presidente da Associação Brasileira de Registros de Câncer, a oncologista cearense Miren Maite Uribe Arregi, que vai falar sobre a importância dos Registros de Câncer, além da apresentação dos estabelecimentos que trabalham com oncologia do SUS na Paraíba.

“É um evento de extrema importância por reunir várias entidades e profissionais para apresentar dados de câncer no nosso Estado como um grande papel de informação no combate ao câncer. Muitas ações têm sido desenvolvidas para que tenhamos um prognóstico satisfatório e muitos óbitos sejam evitados”, explicou Ângela.

Dados – Entre os anos de 2006 e 2014 foram registrados 14.579 óbitos por câncer na Paraíba. O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse número poderá dobrar nas próximas décadas. Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são os de pele, próstata, mama, brônquios e pulmão, colon e reto.

“Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade”, concluiu Ângela Pontes.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado em 27 de novembro.