Fale Conosco

8 de novembro de 2016

Governo do Estado participa de curso de capacitação para Inventário Florestal Nacional na Paraíba



O Governo do Estado participa até a próxima terça-feira (15), em Patos, de um curso de capacitação para implantação do Inventário Florestal Nacional na Paraíba. O curso, ministrado na Universidade Federal de Campina Grande pela empresa NE Reflore, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que está sendo firmado com o Serviço Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

O evento conta com a participação da equipe de campo formada por engenheiros florestais, geógrafos, e engenheiros agrônomos, representantes da empresa responsável pelo levantamento de dados e do Serviço Florestal Brasileiro, e tem o acompanhamento de técnicos da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact).

O Inventário Florestal Nacional está sendo implementado em 13 estados brasileiros e, na Paraíba, tem como objetivo monitorar a cobertura florestal com o levantamento de informações de campo em 151 pontos amostrais em todo o território estadual.

Esses elementos servirão de ferramenta para o planejamento estratégico setorial, dispondo de informações florestais, de cobertura do solo e socioambientais, e contribuirão para uma melhor definição de políticas públicas e projetos de uso e conservação dos recursos florestais, consolidação do planejamento setorial público e privado, e composição da base de dados do Estado.

O Inventário Florestal Nacional na Paraíba é uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, e tem o apoio financeiro da Fundação para a Agricultura e Alimentação (FAO) da ONU, da Embrapa Florestas e de Universidades Federais, como a Universidade Federal da Paraíba, responsável por receber material botânico para identificação no Herbário em João Pessoa.