Fale Conosco

16 de janeiro de 2015

Governo do Estado participa de congresso internacional de tecnologia em educação



Pela terceira vez, a Paraíba está presente no Bett Show, o maior congresso mundial de tecnologia em educação, realizado em Londres, de 21 a 24 deste mês. A participação do Estado se deu por meio do convite da organização do evento à Secretaria de Educação, reconhecendo que a Paraíba é um exemplo de Estado que usa a tecnologia como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem.

O Estado será representado pela presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Márcia Lucena. Ela, que é ex-secretária da Educação, esteve à frente de mudanças significativas no sistema de ensino das escolas estaduais nos últimos quatro anos e foi designada a participar do evento pelo trabalho de continuidade desenvolvido como gestora de educação. Por impossibilidade de agenda, o novo secretário da pasta, o professor Aléssio Trindade, não poderá estar no congresso.

Referência – A Paraíba é destaque no Brasil no tocante ao uso das novas tecnologias em sala de aula. Hoje, alunos dos primeiros anos do ensino médio da rede estadual recebem tablets para se conectar ao mundo virtual e ter acesso às informações e conhecimentos oferecidos neste campo, sendo um dos primeiros Estados brasileiros a implantar esse sistema.

O nível de conectividade na Paraíba também é destaque nacional. Com recentes avanços e aumento da capacidade da rede em 2015, a conexão das escolas paraibanas atinge o grupo de melhor acesso, formado por  apenas 8%  das unidades escolares em território brasileiro. Esse progresso constante está sendo possível devido a investimentos do Governo, que prioriza a interação tecnologia-educação.

As ferramentas tecnológicas também foram utilizadas na formação dos professores. “Por meio do plano de gestão ‘PB Faz Educação’, a Paraíba  investiu fortemente na tecnologia da comunicação como instrumento pedagógico, inserindo a mediação tecnológica na formação de professores”, explica Márcia Lucena. A implantação do plano rendeu ao Estado, em 2013,  a participação no Fórum Mundial de Educação e do Bett Show , em Londres, que teve como tema “Políticas para a Quantidade, Qualidade e Impacto”. No evento, Márcia proferiu palestra sobre a educação no Brasil.

Agora à frente da Funesc, a gestora planeja estreitar parcerias com a SEE, e sua participação no Bett Show  já é o início dessa ação. “Pretendemos trabalhar as ações da Funesc de maneira muito bem articulada com a Secretaria de Educação, e essa é uma oportunidade de trazermos para a gestão o que vem se discutindo no mundo sobre o tema, e assim iniciar frutíferas parcerias intersetoriais”, explica a arte-educadora.

Além de Londres, sede do congresso, o Bett Show foi realizado por duas vezes no Brasil, a primeira delas em São Paulo, em 2013, e em 2014, no Rio de Janeiro. Na capital carioca, Márcia Lucena, juntamente com outros líderes em tecnologia e educação, proferiu palestra sobre a “Sala de Aula do Futuro”.