João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado participa de Conferência Nacional da Assistência Social em Brasília

terça-feira, 17 de dezembro de 2013 - 12:29 - Fotos: 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), participou da mesa de abertura da IX Conferência Nacional de Assistência Social, na noite dessa segunda-feira (16), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento reúne cerca de 3 mil pessoas de todo o Brasil até a próxima quinta-feira (19).

Também abriram o evento, a presidente Dilma Rousseff, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a secretária Nacional da Assistência Social, Denise Collin; a presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Luzielle Tapajós, entre outras autoridades.

Para a secretária Cida Ramos, o momento é de construção de um projeto político para o país, afirmando, desta forma, a primazia estatal no âmbito das políticas sociais, nos investimentos centrais em infraestrutura, na construção das reformas estruturais e econômicas aliadas ao desenvolvimento social.

Os avanços que vivemos nas últimas décadas na assistência social contribui no enfrentamento da cultura neoliberal e no posicionamento do papel central do estado democrático de direito. Iniciamos um ciclo vicioso, precisamos acelerar ainda mais os investimentos sociais, aprimorar o pacto federativo no acesso ao fundo público, ampliando cada vez mais a possibilidade de geração de trabalho, emprego e renda”, frisou.  

Ela ressaltou ainda a importância de todos no processo de construção da política da assistência. “Discussões fundamentais como direito dos trabalhadores, concurso público, a questão do cofinanciamento, da regionalização são tarefas que todos nós devemos tomar para nós e sabermos que este foi um projeto nacional que envolve mudança e cultura. Ele só será consolidado e efetivado no Brasil se nós nos mobilizarmos nos nossos estados e municípios para fazer com que os usuários participem deste processo de construção como partícipes, como cidadãos de direito”, observou.

Estande Paraíba – Na Conferência da Assistência Social, o Fonseas montou um estande onde vários estados expõem as ações sociais desenvolvidas no âmbito estadual.A Paraíba, por meio das gerencias Executiva e de Proteção Social Especial da Sedh, levou um resumo dos avanços sociais desenvolvidos nos últimos anos.

Na área da Segurança Alimentar, tem a ampliação no número de restaurantes mantidos pelo Governo do Estado, com um atendimento diário que passou de 1.500 pessoas para cerca de 4 mil. A expansão do Programa de Aquisição de Alimentos é outro destaque na área, com mais 127 municípios paraibanos que serão atendidos pelo programa, além dos 14 já beneficiados.

Já a proteção social especial comemora o aumento de Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). A Paraíba foi contemplada com a implantação de mais seis unidades, totalizando cerca de 100 Creas que cobrem toda a Paraíba.

O Abono Natalino para as famílias do Bolsa Família também é destaque, já que a Paraíba é o primeiro estado a realizar a ação de complemento de renda no Natal, em um investimento de R$ 18 milhões com recursos próprios.