Fale Conosco

6 de dezembro de 2016

Governo do Estado participa de audiência pública sobre Aids em Campina Grande



Profissionais da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS) participam, nesta terça-feira (6), na Câmara de Vereadores de Campina Grande, de uma audiência pública alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que aconteceu no último dia 1º. A propositura do vereador Olímpio Oliveira. A gerente da 3ª GRS, Tatiana Medeiros, estará presente à audiência pública, acompanhada dos profissionais da Vigilância Epidemiológica.

A 3ª GRS é responsável pela distribuição de Testes Rápidos de HIV a 41 dos 42 municípios da sua área de atuação. O exame é realizado em apenas 15 minutos e em caso de um diagnóstico positivo, o paciente é submetido a um novo exame. Em caso de confirmação do diagnóstico, ele é encaminhado para um serviço de referência para que seja dado início ao tratamento.

O diagnóstico precoce permite que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, explicou a médica Tatiana Medeiros. A 3ª GRS também realiza com a população dos municípios da sua área de abrangência a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante.

A data de 1º de dezembro foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a solidariedade e a tolerância de toda a sociedade com as pessoas que estão vivendo com HIV/Aids, além de realizar discussões sobre o tema.

A campanha deste ano, proposta pelo Ministério da Saúde, tem como principal público alvo os jovens gays de 15 a 24 anos de idade, das classes C, D e E.