Fale Conosco

6 de setembro de 2012

Governo do Estado comemora Dia da Independência do Brasil



O Governo do Estado participa, nesta sexta-feira (7), das comemorações do Dia da Independência do Brasil. Às 7h40, o governador Ricardo Coutinho, acompanhado dos comandantes das Guarnições Federal e da Polícia Militar, passará em revista às tropas militares e fará o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na avenida Duarte da Silveira, dando início ao desfile.

O desfile terá início às 8h15, com a participação de militares, federais, estaduais, escolas, órgãos estaduais, autarquias e entidades civis. O percurso terá início nas proximidades do Liceu Paraibano, na Avenida Getúlio Vargas, com dispersão na Praça Pedro Gondim.

O primeiro bloco do desfile será aberto por 26 entidades estudantis, tendo à frente os segmentos responsáveis pela inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Os representantes da Funad serão os primeiros a passarem pela avenida, seguidos da Equoterapia da PM,  do Centro Helena Holanda e de professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino.

O Exército Brasileiro vai abrir os desfiles do segundo bloco com 1.100 homens, com destaque para ex-combatentes e integrantes da tropa de paz. Na sequência o corpo militar da Marinha do Brasil dá continuidade ao evento, com 20 militares e uma viatura trazendo um jet sky. As entidades de classes vão compor o terceiro bloco, com a participação da tribo indígena Potiguara, Hemocentro da Paraíba, que desfilará com quatro pelotões de funcionários e doadores de sangue, seguidos pela Fecomércio, Senai e Senac.

O último bloco contará com a presença das forças de segurança que atuam do estado, iniciados pela Policia Rodoviária Federal, com o efetivo de 36 policiais, seis motocicletas e cinco carros. A Polícia Civil será representa por 11 homens e 10 viaturas, enquanto a Polícia Militar comparecerá com o maior efetivo do evento, formado por 1.248 policiais. Além dos militares, o desfile terá a participação de 250 crianças, sendo 200 delas beneficiárias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – desenvolvido pela Polícia Militar em escolas municipais e estaduais em toda a Paraíba – e as outras 50 oriundas do projeto ‘Uma nota Musical que Salva’ – do bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

O desfile terá a participação de todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares reformados e os alunos do Colégio Militar  e todos os itens recém adquiridos pela PM: conjuntos uniformes, armamentos e viaturas.

O Corpo de Bombeiros encerra o desfile, com aproximadamente 400 homens, além da própria banda formada por 25 músicos.

Concentração – As escolas que participam da solenidade irão se concentrar no Parque Solon de Lucena, no centro da cidade, enquanto a concentração das entidades de classe ocorre no anel externo da lagoa. As tropas federais estarão reunidas nas Avenidas Tabajaras e Dom Pedro II, e a concentração da Polícia Militar acontece na Avenida Presidente Getúlio Vargas. O desfile segue partindo da Avenida Getúlio Vargas em direção à Avenida Duarte da Silveira, entrando na Rua Clemente Rosas e encerrando-se na Praça Pedro Gondim.

O encerramento do Desfile Cívico Militar está previsto para as 11h30, com a extinção do fogo simbólico. No fim da tarde, às 18h, ocorre o arriamento do Pavilhão Nacional na Praça João Pessoa, concluindo oficialmente as celebrações do dia da Independência do Brasil.

Segurança – Mais de 250 policiais (do 1º Batalhão da PM, Centro de Educação e Ajudância Geral) farão a segurança durante as comemorações do 7 de setembro no Centro da capital. O efetivo será distribuído em todo o entorno da Rua Duarte da Silveira, sendo também responsável pela manutenção das cordas de isolamento.

Atendimento Médico – Para atender a eventuais problemas de saúde ou acidentes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai disponibilizar três ambulâncias e o Corpo de Bombeiros disponibilizará mais três totalizando seis ambulâncias que ficarão estacionadas nas proximidades do desfile. Também serão disponibilizados para o público 60 banheiros químicos na área desde o Parque Solón de Lucena até a dispersão na Praça Pedro Gondim.