João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado participa da elaboração do plano de gestão para a orla de Pitimbu

terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 09:34 - Fotos:  Secom-PB

Representantes da sociedade civil e dos setores públicos do município de Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, realizaram os primeiros levantamentos sobre os problemas sociais e de infraestrutura existentes na orla do município. O trabalho, que conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), faz parte das ações do Projeto Orla, que teve início na semana passada e deve ser concluído em três meses.

De acordo com o assessor de Planejamento do Ideme, Ariosvaldo Aguiar, a coleta de informações aconteceu durante a I Oficina do Projeto Orla, realizada de 19 a 23 deste mês, no Centro Turístico de Pitimbu, quando também foram repassadas, para os participantes, toda metodologia de trabalho.

A partir de agora, segundo Ariosvaldo Aguiar, os problemas identificados pelo grupo serão discutidos em reuniões até a realização da II Oficina, quando será apresentada uma versão preliminar do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla do município e formado um comitê gestor que passará a acompanhar as ações a serem desenvolvidas na região.

O próximo encontro do grupo de trabalho da cidade já está agendado para o dia 26 de fevereiro. “Os participantes estão bastante motivados para dar continuidade às ações e promover o desenvolvimento do lugar onde vivem, com o disciplinamento do uso e ocupação do espaço da orla, de forma sustentável”, avaliou o superintendente do Ideme, Otávio Mendonça, comemorando o sucesso da oficina, que reuniu mais de 35 participantes.

Projeto Orla – Com o objetivo de fomentar o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, o Projeto Orla é promovido pelo Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do Ministério do Meio Ambiente e envolve as três esferas de governo (federal, estadual e municípios) e a sociedade, na elaboração do Plano de Gestão e formação do Comitê Gestor.

Na Paraíba, a iniciativa é coordenada pela representação da SPU no Estado (SPU-PB) em parceria com a Sudema e conta com o acompanhamento de uma Comissão Técnica Estadual (CTE), criada pelo decreto nº 28.948 de 2007, da qual o Ideme faz parte.