Fale Conosco

6 de outubro de 2017

Governo do Estado participa da 7ª Festa Estadual das ‘Sementes da Paixão’



governo do estado participa da 7ª festa estadual das sementes (4)A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA) encerra neste sábado (7) a 7ª Festa Estadual Sementes da Paixão, na cidade de Boqueirão. Com o tema ‘Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido’, o evento começou na quinta-feira (5) com discussões sobre a importância da agricultura familiar.

Para este sábado está programada uma caminhada pelas ruas centrais da cidade na qual se espera reunir cerca de 2 mil pessoas em caravanas vindas de todas as regiões do Estado. A saída está marcada para as 8h, da casa Ritz Recepções, onde o evento está sendo realizado.

O cortejo passará pela feira livre e voltará a ponto de partida, onde será organizada uma feira e um ato público, com depoimentos de guardiões de sementes, representantes de comunidades e trabalhadores.

governo do estado participa da 7ª festa estadual das sementes (3)Na abertura da programação, uma mesa de discussões abordou a importância das sementes para a agricultura familiar. Nesta sexta-feira os participantes se dividirão em seis oficinas temáticas (‘Transgênicos’ ‘Gestão dos Bancos de Sementes’, ‘Sementes de Hortaliças’, ‘Sementes de animais’, ‘Reuso de água’ e ‘Resgate, multiplicação e conservação das sementes). Quatro dessas oficinas acontecerão em comunidades rurais de Boqueirão-PB.

O público é formado por agricultores familiares, assessores técnicos, estudantes e pesquisadores da temática, gestores públicos e outros convidados.

Segundo Luciano Silveira, coordenador da Agricultura Familiar e Agroecologia (ASPTA), o evento tem o objetivo de valorizar o papel das famílias agricultoras guardiãs das sementes crioulas na Paraíba e refletir sobre a importância dos Bancos de Sementes Comunitários (BSC) na produção de alimentos e enfrentamento dos períodos de estiagem prolongados.

Também tem o papel de promover o intercâmbio de experiências agroecológicas de valorização das sementes da paixão e de construir mecanismos para as políticas públicas de sementes no Semiárido Paraibano.

governo do estado participa da 7ª festa estadual das sementes (2)governo do estado participa da 7ª festa estadual das sementes (6)“O nome ‘Sementes da Paixão’ foi dado às sementes crioulas ou nativas, cultivadas e conservadas pelas famílias camponesas há várias gerações. Em outros estados do Semiárido Brasileiro estas sementes são conhecidas como ‘Sementes da Resistência’, ‘Sementes da Fartura’, entre outros. Por esse motivo precisamos fortalecer a rede que possui no nosso estado 300 organizações que trabalham na agricultura familiar de base agroecológica, organizada em sete territórios ou microrregiões da Paraíba (Cariri, Agreste, Borborema, Seridó, Curimataú, Alto e Médio Sertão)”, explicou Luciano.

“A realização das festas estaduais das ‘Sementes da Paixão’, eu acompanho desde o início em 2003, e posso afirmar que o evento tem cumprido um papel estratégico na dinâmica de trabalho das organizações da Articulação do Semiárido Paraibano. É um espaço de difusão e  troca de experiências que fortalecem a luta dos guardiões das sementes. Hoje vejo como resistem e agora já são mais de 150 bancos comunitários de sementes e milhares de bancos familiares. Acho importante a nossa presença enquanto Estado para somar com esses bravos trabalhadores que resistem ao tempo em prol da agricultura”, disse o gerente da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), Antônio Barbosa.

Programação:

Sexta, 06 de outubro

7h – Saída para oficinas nas comunidades rurais

Oficina 1: Definição de estratégias para o enfrentamento do avanço dos Transgênicos na Paraíba.Local: Ritz Casa de Show;

Oficina 2: Gestão, Organização e Produção dos Bancos de Sementes construindo a Política de Sementes no Semiárido. Local: Sítio Canudos;

Oficina 3: Produção de Sementes de Hortaliças. Local: Sítio Bento;

Oficina 4: Manejo da Caatinga e sementes dos animais nativos. Local: Sítio Rodeamor;

Oficina 5: Reuso de água para produção de alimentos e sementes. Local: Sítio Três Lagoas

Oficina 6: Resgate, multiplicação e conservação das Sementes da Paixão. Local: Ritz Casa de Show.

16h – Socialização em plenária dos resultados e cada oficina e exibição do Vídeo da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico.

20h – Abertura da Feira de Sementes da Paixão

Teatro da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico.

Troca de sementes, barraca fazendo testes de transgenia e emissão de certificados de livres de transgênicos.

Depoimentos e poesias dos agricultores/as

Forró na feira.

Sábado, 07 de outubro

8h – Acolhida das caravanas

Caminhada e ato público

Fala sobre a ASA e sua trajetória na luta pela conservação da biodiversidade

Depoimentos das famílias guardiãs das Sementes da Paixão

Falas de representantes de organizações do Semiárido Brasileiro

Fala sobre o impacto do Projeto Sementes do Semiárido

Fala do Governador da Paraíba

Benção das sementes

Leitura da Carta Política da Festa e mística de encerramento

13h – Almoço e retorno das caravanas.