João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado oferece formação continuada para professores indígenas

terça-feira, 4 de novembro de 2014 - 17:21 - Fotos:  Diego Nóbrega

Aproximadamente 90 professores indígenas da rede estadual de ensino estão participando do primeiro módulo da Formação Continuada oferecida pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE), por meio da Gerência Operacional de Integração Escola e Comunidade (Goiesc). A formação começou nesta segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7), com atividades das 8h30 às 17h30, na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

O curso completo, elaborado pela SEE junto ao Ministério da Educação (MEC), terá uma carga horária de 120h, desenvolvida em três módulos. O módulo I trata dos fundamentos legais, históricos, filosóficos e sociológicos da Educação Indígena; o módulo II sobre a função social da escola e as modalidades de ensino na Educação Escolar Indígena e o módulo III discutirá os temas transversais da educação e seu material didático.

A Formação Continuada para Professores Indígenas é uma ação pedagógica que tem como princípio o cumprimento da legislação que responsabiliza o Estado a oferecer uma educação diferenciada e intercultural a este povo. Desta formação resultará a produção de material didático específico para as escolas indígenas, garantindo o reconhecimento e valorização dos seus saberes, bem como a apropriação de conhecimentos científicos que potencializem as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.