João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado oferece cursos variados nos CSUs

quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 17:31 - Fotos: 

Os Centros Sociais Urbanos (CSUs), vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), estão programando, para este mês de abril, cursos profissionalizantes e atividades destinadas aos idosos, crianças e adolescentes.

Em João Pessoa, estão previstos cursos de maquiagem no CSU Calula Leita, no bairro do Geisel; pintura em tecido e treinamento para telefonista no Centro Isabel de Brito Pereira, no Rangel; e uma oficina de percussão no Monsenhor José Coutinho, em Mandacaru.

Em março, foram atendidas 2.901 pessoas nas atividades dos 16 Centros Sociais distribuídos no Estado. No CSU Padre Geraldo da Silva, em Guarabira, estão acontecendo os cursos de operador de caixa e auxiliar de cozinha, em parceria com o Senac/Cendac.

Em Sousa, o CSU Professora Terezinha de Oliveira Gadelha oferece escolinha de futebol para crianças, palestras para famílias e realiza as reuniões para o grupo que trabalha com reciclagem de resíduos sólidos. Em Mandacaru, o CSU sediou o campeonato amador de futebol de bairro.

Arrastando o pé – Com a proximidade do período junino, alguns CSUs começam a ensaiar as quadrilhas juninas. Em Esperança, o CSU João Paulo I está sendo utilizado pela comunidade jovem para marcar os passos das quadrilhas Chamego Medonho e Balanço do Forró. No local, também funciona uma Escola de Música que atende aos idosos.

Em Campina Grande, no CSU Monte Santo, a Quadrilha Mistura Gostosa também está ensaiando a coreografia. No local, existe ainda o grupo de capoeira, grupo da terceira idade e atividades esportivas para crianças.

Combate à dengue e cinema – No CSU Liliane Fonseca da Costa, em Itabaiana, a comunidade está sendo orientada sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

O local também apresentou sessões de cinema itinerante com o filme “A Paixão de Cristo”, durante a Semana Santa.  Em Areia, o CSU Alice de Almeida realizou exposição de artes e curso de pintura.

Reforma – Na Paraíba, existem 16 CSUs, dos quais seis estão passando por reforma: Isabel de Brito no Rangel (João Pessoa), Monsenhor José Coutinho em Mandacaru (João Pessoa), Poeta Augusto dos Anjos (Sapé), Alice de Almeida (Areia), Monte Santo (Campina Grande) e Jatobá (Patos).