Fale Conosco

16 de janeiro de 2018

Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de Conde



see simposio de educacao integral foto diogo nobrega 5 270x191 - Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de CondeA Escola Estadual Ilza de Almeida Ribeiro, localizada no Conde, oferece, a partir deste ano, o Ensino em Tempo Integral para alunos do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, disponibilizando ainda o curso Técnico em Hospedagem para estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. O lançamento do curso técnico ocorreu nesta terça-feira (16), durante Simpósio de Educação Integrada ao Setor Produtivo, no Centro de Convenções Angola do Hotel Mussulo.

O evento faz parte de uma série de reuniões com o setor produtivo local, que está ocorrendo nas cidades onde funcionam escolas cidadãs integrais técnicas em todo o Estado. Foram convidados mais de 60 proprietários de hotéis e pousadas do município de Conde; diretores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) de João Pessoa, Conde, Bayeux, Alhandra e diretores de escolas municipais de Conde. Estiveram presentes também ao simpósio o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a deputada Estela Bezerra, a prefeita de Conde, Márcia Lucena, vereadores do município, o gerente executivo de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone; a gerente da 1ª Regional de Educação, Wleika Aragão, e demais auxiliares da SEE e da Prefeitura de Conde.

see simposio de educacao integral foto diogo nobrega 1 270x191 - Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de CondeO secretário Aléssio Trindade agradeceu à prefeita Márcia Lucena e à presidente da PBTur, Ruth Avelino, que apoiaram e encorajaram a realizar essa ação no Conde. “Só vamos conseguir realizar uma educação autêntica, real e direta para uma formação emancipatória, se nós tivermos colaboração, ou seja, se construirmos juntos, pois a educação é para a vida e a vida é de todos”, destacou o secretário.

“Esse cuidar é o desejo que o governador Ricardo Coutinho quer com a educação, com todos os municípios e principalmente com o município de Conde, onde temos um alinhamento com essa visão de emancipação, de desenvolvimento, de protagonismo e de autonomia”, completou.

O secretário apresentou o projeto das escolas cidadãs e ressaltou a expansão feita este ano, que passou de 33 em 2017 para 100 escolas em funcionamento nessa modalidade de ensino na rede estadual, com a oferta de 35 mil vagas para alunos envolvendo 2.800 educadores. Em seguida, a coordenadora do curso de Hospedagem da Escola João Goulart, da Capital, Adjane Araújo, também fez uma apresentação do currículo dos cursos de Hospedagem, Eventos, Serviço de Bar e Restaurante e Informática, que são ofertados na unidade de ensino, uma das pioneiras da Educação Profissional no Estado, com resultados positivos.

Para a prefeita Márcia Lucena, este é um momento de agradecimento ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário Aléssio por estarem trazendo para o Conde um curso técnico numa área que é fundamental para o local, além de uma escola cidadã. “Só vamos sentir o que isso significa depois de algum tempo, pois veremos o efeito na comunidade e na cidade da proposta de uma escola cidadã em tempo integral, com diferencial de metodologia e de projeto. Isso vai ser muito importante para o Conde, pois a escola traz um curso técnico para a área de hotelaria, que é uma área muito forte, pois somos o segundo lugar no Estado em leitos de hotel. Estamos organizando a cidade para ser, de verdade, um destino turístico. Quando isso estiver consolidado, veremos o fluxo do turismo mudar e vir naturalmente para as praias mais bonitas da Paraíba, quiçá, do Nordeste!”, ressaltou a prefeita.

see simposio de educacao integral foto diogo nobrega 3 270x191 - Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de CondeA deputada estadual Estela Bezerra parabenizou toda a equipe da Secretaria da Educação, que vem transformando a política de educação do Estado da Paraíba. “Por meio da educação, desenvolvemos a cidadania e o desenvolvimento econômico. Se nos qualificamos para fazer bem esse serviço aqui, estamos qualificados para qualquer lugar do mundo. Estimular esses alunos a conhecer o que existe de riqueza no seu município e como prestar um bom serviço, despertando neles a vontade de planejar a sua vida para o futuro, é muito transformador! Precisamos mudar a mentalidade das pessoas, para estarem abertas e preparadas para o futuro e isso está se desenhando aqui no Conde”, enfatizou a parlamentar.

see simposio de educacao integral foto diogo nobrega 4 270x191 - Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de CondePara a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o órgão tem o papel de promover e divulgar a Paraíba dentro e fora do Brasil. “Somos responsáveis por mostrar as belezas, os atrativos, os equipamentos, para agentes de viagens, operadores de Turismo e para o público em geral, em todos os Estados brasileiros e também nos países estratégicos e o Conde sempre foi o carro-chefe, depois da Capital, que hoje tem cerca de 12 mil leitos, ou seja, a costa do Conde é o segundo maior parque hoteleiro com quase 5 mil leitos”, comentou Ruth, acrescentando que a iniciativa da SEE é louvável pois o Turismo requer uma mão de obra qualificada.