João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado leva oficinas de teatro para o município de Cuité

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 15:53 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizou, no período de 22 a 25 de maio, três oficinas de teatro no município de Cuité, localizada na região do Curimataú paraibano. As oficinas gratuitas tiveram uma média de 30 participantes e foram ministradas por técnicos da Funesc especializados nos segmentos de direção, encenação e iluminação.

Essas aulas refletem nos trabalhos dos grupos do interior do Estado e, futuramente, na Mostra Estadual de Teatro”, ressaltou Humberto Lopes, coordenador de artes cênicas da Funesc. A cidade, que recebeu a doação de parte do material de iluminação que foi retirado do Teatro Paulo Pontes por conta da reforma, foi a terceira contemplada deste ano pelas oficinas.

Sob o comando do iluminador Eloi Pessoa, a oficina de iluminação contou com sete alunos. Já a de direção, com Roberto Cartaxo, contou com 22 pessoas. O mesmo grupo frequentou as aulas de interpretação, ministradas por Humberto Lopes, que substituiu o ator Daniel Porpino. Todas as aulas aconteceram no Teatro Municipal Dona Chicota.

Para Humberto Lopes, um dos aspectos positivos dessas oficinas no interior do Estado é que, a partir delas, os grupos vão sendo incentivados a buscar mais informações. “No geral, essas discussões ficam em João Pessoa e em grandes centros. Para quem já faz teatro, é a oportunidade de se capacitar,e para os iniciantes, é um estímulo para despertar o gosto pelas artes cênicas. Em três dias convivendo com esses grupos, existe a convivência em torno do teatro. Os bate-papos informais ampliam essa troca de conhecimento”, disse o coordenador, enfatizando que a proposta é fazer com que as pessoas saiam de suas cidades e levem seus trabalhos para outros lugares.

No caso específico da oficina de direção, ela ajuda a equacionar as dificuldades de diretores iniciantes, proporcionando uma melhor noção de ritmo do teatro, mostrando como solucionar algumas cenas. A de interpretação é mais procurada por jovens.

Outras cidades – A cidade de Cuité foi a terceira a receber oficinas neste ano. Os municípios de Guarabira e Santa Luzia já haviam sido contemplados anteriormente. No primeiro, 40 alunos participaram dos cursos. “O saldo foi tão positivo que já existe até um grupo de teatro formado a partir das oficinas”, comemorou Humberto Lopes. Em Santa Luzia, foram 35 participantes. Em todos os casos, a Funesc atua em parceria com as respectivas secretarias de cultura dos municípios.

Sousa – Ainda neste mês, de 28 a 31, a cidade de Sousa deve receber o conjunto de atividades. “Nosso propósito é fomentar ações culturais de formação artística no interior do Estado. Estamos aproveitando o período de reformas no Espaço Cultural para oferecer oficinas nas diferentes regiões na área de interpretação teatral, direção, iluminação, etc”, disse o presidente da Funesc, Lau Siqueira.