João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado leva o ‘Praça da Gente’ a Patos, na próxima segunda

quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 16:18 - Fotos: 
Na próxima segunda-feira (16), o programa ‘Praça da Gente’ chega ao município de Patos, no Sertão paraibano. Desta vez, a estrutura estará bem maior, com mais tendas, mais serviços e ações de saúde, cidadania, educação e lazer, ocupando toda a Praça Cícero Supino, no Centro patoense, e o seu entorno.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Prefeitura da cidade e os 27 órgãos parceiros estão preparando os últimos detalhes para garantir que milhares de patoenses e moradores de municípios vizinhos tenham acesso às ações oferecidas. O programa foi lançado no último dia 31 de outubro, em Guarabira, com 17.964 atendimentos realizados.

Apoio – Na semana passada, o prefeito Nabor Wanderley recebeu a coordenadora do programa, Marie Madruga, e o assessor especial da SES, Estanislau Barbosa, para acertar os detalhes da instalação do programa em Patos. O prefeito colocou uma equipe à disposição do ‘Praça da Gente’ e se comprometeu em dar todo o apoio logístico e de pessoal necessário para que o evento seja um sucesso na cidade.

Mais tendas – A coordenadora do ‘Praça da Gente’, Marie Madruga, explicou que a SES e todos os órgãos envolvidos no programa estão aperfeiçoando os serviços prestados, a cada evento. “Em Patos, estamos nos programando para levar mais serviços à população. Observamos que há uma necessidade de aumentar o número de tendas armadas dentro da praça. Em Guarabira, trabalhamos com 15 tendas padronizadas e seis de apoio. Para Patos, levaremos 25 espaços padronizados, além de algumas parcerias que continuarão em espaços de apoio e unidades móveis”, explicou.

Os serviços – Entre os serviços de saúde oferecidos no ‘Praça da Gente’ estão consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Cidadania e lazer – Também serão oferecidos serviços de cidadania e lazer, como casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios; distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento e outros; ações de inclusão social e acolhimento infantil; curso de primeiros socorros e simulação de incêndio; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – Estão envolvidos no programa órgãos do Governo do Estado e parceiros externos. São eles: Secretaria de Estado da Saúde (incluindo toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen) e secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; além Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.
 

Da Assessoria de Imprensa SES-PB