Fale Conosco

22 de abril de 2013

Governo do Estado lança projeto “Se sabe de repente”



O Governo do Estado lança nesta segunda-feira (22), no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico do Estado Paraíba (Iphaep), em João Pessoa, o Projeto de Apoio à Expressão Juvenil – “Se sabe de repente”. A ação, que faz parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação lançado em 2011 é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e demais representações do poder público e sociedade civil.

O objetivo do projeto é desenvolver, no Estado da Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. Por meio do projeto o Governo pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado da Paraíba, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.

No primeiro momento, o projeto será destinado a estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Médio, localizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Em João Pessoa o projeto acontecerá em 25 escolas de Ensino Médio; em Campina Grande, 15 escolas de Ensino Médio participarão do projeto; em Patos são cinco escolas e em Cajazeiras mais cinco escolas.

O Projeto de Apoio à Expressão Juvenil – “Se sabe de repente” acontecerá nas escolas estaduais de Ensino Médio, no contra turno das aulas, em 20h presenciais, por meio de oficinas temáticas, interações culturais, implantação e implementação de Grêmios Estudantis e construção do Plano de Ação de Juventude, de modo a estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões de seu interesse, como violência, sexo, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros. 

Podem participar do projeto professores da Rede Estadual de Educação Básica com experiência na educação do público jovem ou que estejam interessados em mediar grupos de discussão voltados para as temáticas de juventude, com disponibilidade de 20h semanais para o projeto. Os Grupos de Discussão serão formados por turmas com 30 jovens do Ensino Médio e um professor articulador.

As inscrição de estudantes e professores acontecem de 22 de abril a 3 de maio nas Escolas Estaduais de Ensino Médio previamente selecionadas que serão divulgadas em breve. A seleção de professores e formação dos Grupos de Discussão acontecerá nos dias 6 e 7 de maio nas Gerências Regionais de Educação (GRE). O encontro preparatório dos professores articuladores será realizado nos dias 13 e 14 de maio nas GREs. O início das atividades dos grupos de discussão acontecerá no dia 15 de maio nas Escolas Estaduais de Ensino Médio e a Mostra Jovem será realizada no dia 10 de dezembro de 2013 na cidade de João Pessoa.