Fale Conosco

12 de fevereiro de 2016

Governo do Estado lança Mestrado Profissional para professores da rede estadual



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lançou nessa quinta-feira (11) os editais do Mestrado Profissional voltado para professores efetivos da Educação Básica do Estado da Paraíba que estão em sala de aula. O lançamento dos editais com 50 vagas para os dois cursos do Mestrado Profissional aconteceu na solenidade de abertura do ano letivo da rede estadual de ensino, na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, com a presença do governador Ricardo Coutinho. Os editais estão publicados no endereço: http://www.uepb.edu.br/programas-de-pos-graduacao/.

Os cursos serão de Formação de Professores e Ensino de Ciências e Matemática. A seleção constará de três etapas com caráter eliminatório: análise do projeto de pesquisa, incluindo a carta de intenção do candidato; prova escrita e arguição sobre o projeto de pesquisa, sendo imprescindível apresentar a declaração emitida pelo gestor escolar e Gerente Regional de Educação a qual a escola está vinculada. O modelo da declaração encontra-se disponível nas 14 Gerências Regionais de Educação distribuídas nas regiões geoadministrativas do Estado.

A oferta de Mestrado Profissional visa qualificar os professores da rede estadual de ensino, em nível de pós-graduação, estando alinhado ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – Lei 9394/1996 e da meta 16 do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005/2014 e meta 24 do Plano Estadual de Educação – PEE, Lei 10.488/2015. Para isto o Governo do Estado está fazendo um investimento de R$ 250.000,00.

Podem participar do Mestrado Profissional professores efetivos da Rede Estadual de Educação Básica da Paraíba, licenciados e/ou bacharéis em Física, Matemática, Química, Biologia, Ciências, Pedagogia, que estejam comprovadamente em sala de aula.