João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado lança Jornada de Inclusão Produtiva em Patos, nesta sexta-feira

quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 10:34 - Fotos: 

 O Governo do Estado lança oficialmente, nesta sexta-feira (29), em Patos, a primeira, das 15 Jornadas de Inclusão Produtivas que vão ocorrer em todas as regiões administrativas do  Estado. O evento começa às 9h, no Ginásio de Esportes o Rivaldão e integra a Plenária do Orçamento Democrático da região sertaneja, que acontece a partir das 19h, no bairro do Jatobá. A perspectiva de público, segundo o coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, é acima de duas mil pessoas entre agricultores familiares e autoridades.

A programação envolverá inúmeras ações, dentre elas os lançamentos do Programa de Fortalecimento da Cultura do Caju no Estado, e da logomarca da Gestão Unificada (GU), que integra três empresas indiretas do Governo da Paraíba (Emater, Emepa e Interpa – vinculadas à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), assinaturas de termos de cooperação técnica entre a Emater e municípios, contratações de agricultores familiares para o fornecimento de produtos agropecuários aos Programas institucionais de comercialização PNAE e PAA, além da entrega de Kits de energia solar e da DAP jurídica da associação da feira da agricultura familiar de Patos.

Durante todo o dia, os técnicos da GU vão atender às demandas da população em geral, principalmente dos agricultores familiares dos l6 municípios jurisdicionados pela região administrativa da Emater de Patos. Dentre os serviços oferecidos destacam-se demonstrações práticas de silagem e fenação destinadas à alimentação do rebanho em época de estiagem e de construções de barragens subterrâneas, além da elaboração de projetos de financiamentos diversos, orientações sobre comercialização, aquisição de terras, documentação, feira agropecuária e da agricultura familiar, distribuição de alevinos, de mudas florestais, ornamentais e frutíferas.

A iniciativa envolve governos municipais, estadual e federal, além da sociedade civil e tem o propósito de estimular e fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

Na opinião do presidente da GU, Nivaldo Magalhães, a importância das jornadas está na diversificação de atendimentos prestados às famílias agricultoras e a toda população paraibana. Ele informa que a cada jornada realizada é possível atender em um só ambiente, centenas de pessoas, nas mais variadas áreas como, agricultura, pecuária, educação, saúde e cidadania.

São parceiros nas jornadas, que sintetizam todo o trabalho do Governo do Estado em favor da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os bancos do Nordeste e do Brasil, Defesa Agropecuária, Cooperar, Empasa, UFPB, UEPB, IFPB, INSS ,Sebrae, Senar, prefeituras municipais, Sudema, Fetag, Incra, Agevisa, Orçamento Democrático, sindicatos e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis.