João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado lança edital para seleção de professores e profissionais para o MedioTec

quarta-feira, 28 de junho de 2017 - 18:17 - Fotos:  Walter Rafael/ Secom PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), lançou nesta quarta-feira (28) o edital para seleção de professores e profissionais para atuarem no programa MedioTec na Paraíba. O evento aconteceu às 15h, no Núcleo de Cultura, localizado no Centro do município de Conde e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da prefeita do Conde, Márcia Lucena, de gerentes e técnicos da SEE.

Na ocasião, o secretário Aléssio Trindade falou da importância do programa e explicou que ele possibilita que o estudante esteja apto para se inserir no mercado de trabalho logo após concluir o Ensino Médio. “É importante que o aluno se esforce e faça um curso técnico para se preparar para o mercado de trabalho. O MedioTec oferece uma boa variedade de cursos, ou seja, é um programa essencial que amplia a oferta do Ensino Técnico para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio”, explicou.

A prefeita Márcia Lucena destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, além da oportunidade para os estudantes do município de se capacitarem para o mercado de trabalho. “Hoje é um dia festivo na nossa cidade, pois investir diretamente na educação é criar a possibilidade de um futuro melhor. O MédioTec e ParaíbaTec são importantes instrumentos de capacitação e valorização dos nossos jovens”, comentou.

urante o evento foram lançados dois editais: um para professores e outro para profissionais. Estão sendo ofertadas 578 vagas para professores e 63 vagas para profissionais. As inscrições para a seleção terão início nesta quinta-feira (29) e estarão abertas até o dia 05 de julho. Mais informações podem ser obtidas no Edital, que será publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), e no endereço eletrônico: paraibatec.pb.gov.br/concursos.

No evento foram disponibilizados três estandes com informações ao público, sendo o primeiro com representações artísticas, o segundo com demonstrações dos laboratórios de tecnologia do Estado e o terceiro sobre os cursos da área de saúde que serão ofertados naquela região. Durante o evento também foram disponibilizados computadores com acesso a Internet para que os interessados pudessem realizar sua inscrição na hora.

O programa MedioTec vai ofertar vagas em cursos técnicos para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública de educação, professores e profissionais. O MedioTec é uma ação nacional que visa o fortalecimento das políticas de educação profissional, oferecendo Ensino Técnico de nível médio articulado de forma simultânea com as redes de educação e com o setor produtivo.

A oferta de cursos técnicos será de 800 a 1.200 horas em diversas áreas, como artes, informática e agropecuária. O aluno terá um auxílio para transporte e alimentação e fará o curso simultâneo ao nível médio. O MedioTec estimula parcerias entre as instituições ofertantes de Ensino Médio e de educação profissional com o setor produtivo da região, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho. A previsão é de que os cursos do MedioTec tenham duração de um a dois anos e meio e sejam iniciados a partir do mês de agosto deste ano.

As inscrições para o MedioTec, que é uma das ações do ParaíbaTec, estão abertas até o dia 5 de julho com 3.043 vagas disponíveis para cursos técnicos de nível médio. As inscrições serão realizadas através do formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico paraibatec.pb.gov.br.

Serão ofertados cursos como redes de computadores, guia de turismo, manutenção e suporte de informática, fotografia, meio ambiente, análises clínicas, teatro, eventos, artes visuais, agropecuária e outros. Instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Unepi e Funetec são alguns dos parceiros do MedioTec no Estado.