Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Governo do Estado lança Caderno de Cultura em solenidade alusiva ao Dia do Estudante



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lança às 14h desta terça-feira (11), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o “Caderno de Cultura Paraíba”. O lançamento faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Estudante, celebrado na mesma data e vai contar com a participação de educadores e 600 alunos, integrantes do projeto Alumbrar, desenvolvido pela SEE, Fundação Roberto Marinho e Ministério da Educação.

O projeto conta com a participação de estudantes em distorção idade-ano dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.  Os 600 alunos estarão representando as 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), onde o projeto está sendo desenvolvido. Na ocasião haverá uma aula ministrada pelo escritor Bráulio Tavares, paraibano nascido em Campina Grande. Ele vai revelar para os estudantes do Alumbrar a Paraíba dos folguedos, da nau catarineta e da ciranda. A Paraíba do arrumadinho, da manteiga da terra e da umbuzada. E de tantas outras belas expressões culturais que ultrapassaram as fronteiras deste Estado. Afinal, o Caderno de Cultura da Paraíba é um ponto de partida para que os professores, estudantes e suas famílias se sintam inspirados para criarem muitos outros cadernos de cultura.

Os estudantes que estarão presentes na primeira atividade socializadora do Alumbrar vão ganhar, no Dia do Estudante, o registro de uma cultura que é passada de geração para geração e que se perpetua nas ações e no cotidiano de sua gente. O evento também contará com a apresentação dos músicos do projeto Prima, composta por estudantes da rede estadual de ensino.

Alumbrar - O projeto Alumbrar utiliza a metodologia telessala para a correção da distorção entre a idade e o ano letivo do estudante. O objetivo é reorganizar a trajetória escolar desses estudantes e motivar a continuação dos estudos, permitindo seu ingresso no ensino médio no tempo adequado. O Alumbrar está presente nas 14 Gerências Regionais de Educação desde 2014 e conta com a participação de 7. 604 estudantes matriculados.