Fale Conosco

13 de junho de 2014

Governo do Estado investe em tecnologias da informação e comunicação para a rede de ensino



professora liceu tablet foto kleide teixeira 291 270x202 - Governo do Estado investe em tecnologias da informação e comunicação para a rede de ensinoA rede estadual de ensino, a exemplo das demais escolas públicas do país, apresenta avanços no uso das tecnologias de informação e comunicação, como também desafios a serem superados. Das 808 escolas públicas estaduais, existem laboratórios de informática implantados e em funcionamento em 534 delas, o equivalente a 66,1% do total das escolas.

Com relação ao número de tablets distribuídos gratuitamente com alunos e professores até o momento já chega a 61.000 unidades. Os tablets são distribuídos apenas com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para este ano está sendo planejada a aquisição da mesma quantidade de tablets para repassar a educadores e estudantes. Também serão adquiridos laboratórios de informática para as 274 escolas restantes ainda este ano.

Sobre o programa Tablet Educacional, a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, ressalta que as 61 mil unidades já distribuídas têm, de fato, melhorado o rendimento dos alunos do ensino médio. Os tablets continuam com os alunos no 2º e no 3º ano, portanto, terão acesso a esse equipamento todos os alunos do ensino médio.

28.02.13 governo estado inicia entrega tablet 3 270x202 - Governo do Estado investe em tecnologias da informação e comunicação para a rede de ensinoO projeto “Educador Digital” já capacitou mais de 10 mil professores para a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica em sala de aula. Ao final da primeira etapa da capacitação, o professor recebe um netbook para praticar os aprendizados e utilizar como ferramenta pedagógica”, destaca a secretária Márcia Lucena, que considera o “Educador Digital” um projeto revolucionário.

O censo 2013 informa que a rede estadual de ensino tem 319.689 alunos. No ano passado, receberam tablets 52.072 alunos do 1º ano do ensino médio e outros foram entregues a 8.935 professores. Hoje a Secretaria da Educação dispõe de cerca de 1,5% de reserva técnica.

28.02.13 governo estado inicia entrega tablet 2 270x202 - Governo do Estado investe em tecnologias da informação e comunicação para a rede de ensinoA rede estadual de ensino atua ainda com o Projeto Rede Pedagógica, que prevê a troca de experiências, informações e sugestões educacionais, utilizando a Plataforma MOODLE/SEE.

Márcia Lucena citou também que está em implantação o Sistema Saber. Esse sistema de gestão da informação das escolas, das regionais de ensino e da secretaria, disponibilizará vários dados e serviços, como por exemplo boletim, matrícula, frequência, dentre outros. A secretária acrescentou que, na região Nordeste, a Paraíba e Pernambuco são os estados que mais têm investido no uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.