João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado intensifica campanha contra Aids nos municípios durante carnaval

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 10:26 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mapeou 30 municípios paraibanos que realizam festas carnavalescas para intensificar a campanha de combate a Aids no carnaval 2011 na Paraíba. Através das gerências regionais, serão distribuídos panfletos, material educativo e preservativos para as secretarias municipais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Boqueirão, Coremas, entre outras cidades. Em João Pessoa, o foco vai ser durante a prévia carnavalesca Folia de Rua, que tem início no dia 25 deste mês.  

Uma das preocupações da gerente operacional das DSTs/Aids e Hepatites da SES, Ivoneide Lucena Pereira, é com a mudança do perfil das pessoas notificadas com a doença na Paraíba. “Estamos observando que está havendo o fenômeno da feminização, interiorização e a juvenização da Aids. Para se ter uma idéia, a proporção agora é para cada dois homens notificados com HIV uma mulher também se contamina com o vírus. Antes esta proporção era a cada seis homens, uma mulher contraia o HIV”, frisou.

Outro fator preocupante é a falta de interesse dos usuários dos postos de dispensação do Estado que não estão pegando os preservativos que são distribuídos gratuitamente. “Sabemos que muitos usuários do serviço têm vida sexual ativa, mas não querem levar as camisinhas. Isso preocupa porque a doença pode estar sendo transmitida independente da classe social e opção sexual”, alertou.           

Na Paraíba, foram notificados 371 casos de HIV positivo no ano de 2010, desses, 287 são homens e 84 são mulheres. Os municípios que contabilizam o maior número de casos são: João Pessoa com 141, Bayeux 26, Campina Grande 24, Santa Rita 24, Patos 10, Sapé oito e Cabedelo sete. Aproximadamente 2.400 pessoas recebem o tratamento antiviral na Paraíba.