João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado intensifica atividades em defesa do uso racional da água

sexta-feira, 21 de março de 2014 - 18:01 - Fotos: 

Dando sequência à programação da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, promovida pelo Governo do Estado, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), juntamente com outros órgãos estaduais, realiza neste sábado (22), quando se comemora o Dia Mundial da Água, mais uma ação de conscientização em defesa do uso racional da água.

Na Capital, segundo informou o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o evento acontecerá, a partir das 7h, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, com uma caminhada. “Sairemos do Sesc Praia até o Busto de Tamandaré e, no percurso, distribuiremos material educativo, contendo orientações de como proceder para o uso consciente da água”, disse.

A programação em João Pessoa, conforme acrescentou Queiroga, está prevista para o horário da manhã, e contará com apresentação da banda marcial da Polícia Militar da Paraíba e também com a participação de alunos da escola municipal Luiz Vaz de Camões, do bairro de Mangabeira, e da Fundação Bradesco. “Nosso objetivo é envolver, ainda mais, a comunidade nesse processo de conscientização”, afirmou.

Além da Capital, neste sábado, a mobilização em defesa da água também acontece na região metropolitana de Campina Grande, na comunidade Pedra Branca, às margens do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. “Lá, a ação consiste no plantio de árvores para recuperação da mata ciliar do manancial”, esclareceu a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária da Cagepa, Joana D’arc Marcelino.

Para esta iniciativa, contaremos com a participação de parceiros, a exemplo do projeto Oito Verde; do projeto Horto Florestal, desenvolvido pela gerência regional da Cagepa, na Borborema; e da Prefeitura de Boqueirão”, citou.

De acordo com Deusdete Queiroga, as mobilizações em defesa do uso consciente da água prosseguirão no decorrer da próxima semana e ocorrerão em outras cidades paraibanas, inclusive nas regiões que, neste momento, passam por dificuldades com abastecimento de água. “Nosso intuito é também reforçar, junto à população dessas áreas, a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos e do combate ao desperdício”, destacou.

Água não se Joga Fora – Em Cajazeiras, a atividade alusiva à Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água será realizada na próxima terça-feira (25), na praça onde está localizada a prefeitura municipal. Em Patos, as atividades acontecerão na quarta-feira (26), na Praça Getúlio Vargas; e, em Guarabira, na quinta (27), na Praça Lima e Moura. “Nas três cidades, dentro da programação, aproveitaremos para fazer o lançamento da campanha ‘Água não se Joga Fora’, lançada no final do ano passado pelo Governo do Estado”, afirmou a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária da Cagepa.

Ela reforça que as ações de mobilização, que vêm ocorrendo desde o início desta semana e prosseguirão até a próxima quinta, visam sensibilizar a população para a importância da água. “Precisamos nos lembrar sempre que esse bem precioso é limitado e requer cuidados”, disse.

Para a estudante Flávia Silva, da Escola Estadual Presidente Médici, localizada no Castelo Branco, em João Pessoa, as atividades em prol do uso racional da água são bem vindas. “Por mais que a gente saiba o quanto a água é importante para nossa vida, para a nossa sobrevivência, ainda tem pessoas que desperdiçam, que jogam fora, e tem tanta gente precisando”, falou.

Sem contar que, no dia a dia, na nossa casa, e até mesmo na nossa rua, podíamos estar mais atentos. Podíamos adotar alguns cuidados para evitar o desperdício. Quantas vezes, por exemplo, a gente, por descuido, não deixa a torneira pingando ou lava a calçada com mangueira? Tudo isso é água tratada indo pelo ralo”, observou o servidor público João Alves.

Comunidade envolvida – A programação da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, promovida pelo Governo do Estado, também vem sendo realizada no município de Aroeiras. Lá, segundo informou a assistente social da Cagepa, Suzanete Oliveira, as atividades vêm acontecendo desde a última terça-feira (18), com a instalação do Programa Cidadão.

Na quarta (19), juntamente com moradores, professores e alunos de Pedro Velho e Riachão, realizamos uma caminhada até a barragem de Acauã. Foi uma atividade extremamente gratificante porque constatamos a adesão da comunidade. Ver mulheres grávidas e outras com seus filhos no colo, caminhando dois quilômetros; assim como a satisfação das crianças em expor os trabalhos produzidos sobre a importância do uso racional da água; demonstra que estamos no caminho certo”, falou.

De acordo com a assistente social, a programação em Aroeiras também contou com a exposição do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água que está sendo realizado na cidade pelo Governo do Estado. A apresentação foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença da comunidade. Segundo Oliveira, as atividades no município de Aroeiras seguem até a próxima quarta-feira (26).

Parceria – A Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água vem sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio de parceria firmada entre Cagepa, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).