Fale Conosco

15 de agosto de 2013

Governo do Estado instala Comitê para acompanhar projeto de Economia Solidária



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, instalou nessa quarta-feira (14), o Comitê Gestor Estadual do Projeto de Promoção de Ações Integradas de Economia Solidaria (Caies). O objetivo é acompanhar, propor e avaliar a execução do Projeto de Promoção de Ações Estaduais Integradas de Economia Solidária que beneficiará as redes de catadores, de artesanato e da agricultura familiar de assentamento.

O comitê, que terá duração de dois anos, reúne representação governamental e da sociedade civil, organizada no âmbito do Fórum Estadual de Economia Solidária. A executiva da Sedh, Ana Paula Almeida, destacou a importância do Comitê e do Projeto.

Esse Projeto vai oferecer ações de fortalecimento a empreendimentos que beneficiarão as cooperativas de catadores de lixo, artesões e agricultores familiares num total de 2.200 trabalhadores diretos, com recursos na ordem de quase R$2 milhões numa parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes)”, frisou.

O gerente de Apoio a Programas Governamentais, Luiz Lianza, citou algumas ações do Projeto de Promoção de Ações Estaduais Integradas de Economia Solidária que serão acompanhadas pelo Comitê.

O Programa contempla a instalação de Casas de Economia Solidária e Centro Público de Economia Solidária, assim como a realização dos investimentos nas formações e assessoramento técnico dos empreendimentos beneficiados e o fortalecimento das finanças solidárias como forma de consolidar uma economia baseada nos princípios da autogestão e cooperativismo sustentável”, informou.

Fazem parte do Comitê, além dos representantes da Sedh, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Superintendência Regional do Trabalho, integrantes do Fórum Estadual de Economia Solidária e Universidade Federal da Paraíba.