Fale Conosco

2 de março de 2012

Governo do Estado instala Centro de Atenção a usuários de entorpecentes



O Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e do Programa Estadual de Política sobre Drogas (PEPD), vai disponibilizar, a partir deste mês, um espaço destinado ao fornecimento de informações sobre prevenção, tratamento e repressão às drogas. Trata-se do Centro de Atenção às Pessoas que usam Álcool e outras Drogas (Reviva), que ficará localizado na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping.

O Reviva está sendo instalado para a promoção de palestras, cursos e reuniões. O local também deve funcionar como uma estação de trabalho para entidades parceiras, com a instalação de um gabinete de atendimento ao público, sala privativa para aconselhamento com técnicos em dependência química e psicólogos, além de uma biblioteca e filmoteca especializada.

Os serviços oferecidos pelo Reviva estarão em pleno funcionamento assim que as obras forem concluídas. No horário das 10h às 18h, estão sendo realizados atendimentos provisórios na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping ou pelo telefone 3246-9667.

De acordo com o gestor do PEPD, pastor João Filho, a proposta é oferecer um contato físico entre a população e o Governo, com a finalidade de oferecer ao cidadão todas as informações possíveis sobre as drogas. “É um espaço de comunicação e assistência sobre drogas, com prestação de ações como palestras de aconselhamento, encaminhamento de usuários para tratamento nos equipamentos de saúde pública, internações, recebimento de denúncias e uma série de informações para o enfrentamento às drogas”, adiantou.

O pastor João Filho informou que a Paraíba possui hoje 40 mil usuários de crack, sendo que João Pessoa se destaca na pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid) com cerca de 20 mil dependentes. De acordo com levantamento realizado em 2011 pela Fiocruz/Senad, a Capital paraibana possuía 92 bocas de fumo a céu aberto.