João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inspeciona obras do Almeidão e da Central de Polícia

quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 22:17 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

A construção da nova Central de Polícia, no bairro do Geisel, e a reforma e urbanização do estádio O Almeidão, no Cristo, em João Pessoa, estão em fase final. As obras integram um conjunto de intervenções que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado naquela área, incluindo ainda a construção de um viaduto sobre a BR-230, que será iniciada nesta sexta-feira (30)

O estádio de futebol José Américo de Almeida, “O Almeidão” está passando pela primeira grande reforma desde sua inauguração em 9 de março de 1975, na qual o Governo do Estado investe R$ 28 milhões. O estádio ganhou novo gramado, com padrão da FIFA.

Em visita às obras, na tarde desta quinta-feira (29), o governador Ricardo Coutinho comentou que, além de uma nova praça de esportes, o pessoense ganhará uma ampla área iluminada para caminhada e prática esportiva  ao redor do estádio “O Almeidão”. O secretário de Estado da Comunicação, jornalista Luis Tôrres, acompanhou o governador na inspeção às obras.

O superintendente da Suplan, João Azevedo, revelou que toda a infraestrutura do estádio está sendo recuperada: banheiros, arquibancadas, instalações elétricas e hidráulicas, iluminação. “Nós estamos preparando um espaço que, além de servir para o futebol, esse ambiente do entorno do estádio será uma nova praça que João Pessoa estará ganhando”, observou.

A reforma está corrigindo uma série de problemas que foram surgindo ao longo das décadas de uso do prédio. No entorno do estádio estão sendo construídas duas quadras poliesportivas, uma pista de skate, pista de caminhada, estacionamento pavimentado e quatro quiosques.

Valentim dos Santos, funcionário público, morador do bairro do Cristo Redentor, já aproveita, junto com muitos moradores da área, a pista de caminhada em torno do Almeidão.

O presidente da Torcida Organizada do Botafogo “Bota Paz”, Benedito Júnior, disse que O Almeidão era um gigante abandonado e hoje está ficando um espetáculo com a grande reforma.

Central de Polícia – Os trabalhos na Central de Polícia se concentram na implantação de 100 mil metros de calçamento. O governador Ricardo Coutinho destacou que as novas dependências são uma obra de fundamental importância para a população e para os policiais civis porque a atual Central de Polícia tem mais de 50 anos e está imprópria em termos de segurança e de modernidade para o desenvolvimento dos serviços.

O superintendente da Suplan, João Azevedo, afirmou que as instalações físicas da nova Central de Polícia serão modernas, amplas e quando inauguradas a população e os servidores da Polícia Civil poderão constatar o conforto do ambiente.

A Central de Polícia terá seis blocos e 26 celas com capacidade para 46 presos provisórios. Nela funcionarão todas as delegacias distritais e especializadas de João Pessoa (com exceção da Delegacia da Mulher), além da Gerência Metropolitana de Polícia Civil. Também será instalado um núcleo de pessoas desaparecidas.

Também acompanharam o governador Ricardo Coutinho os secretários Luís Tôrres e Célio Alves, titular e executivo da Secretaria de Estado da Comunicação, respectivamente.