João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia triagem para cirurgias eletivas em Patos

sexta-feira, 31 de maio de 2013 - 11:58 - Fotos:  Secom-PB

A 6ª Gerência Regional de Saúde começou, nesta sexta-feira (31), o processo de triagem para a cirurgia eletiva de catarata. Pessoas inscritas de vários municípios chegaram em caravanas, seguindo um calendário montado pela Gerência. Na Paraíba, serão mais de R$ 12 milhões a ser investidos em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos.

Só de catarata, para a regional Patos, são disponibilizadas 545 cirurgias de catarata, distribuídas para os 24 municípios, que apresentaram uma demanda de 752 pessoas. Os médicos oftalmologistas Fabiano Brandão, Valério Câmara e Daniel Stropp serão os responsáveis pelas cirurgias, que vão ocorrer no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro e na clínica de Dr. Valério logo que a triagem e resultados dos exames sejam concluídos. Na Paraíba, estão previstas 3.382 cirurgias de catarata, processo já iniciado nos principais polos de saúde.

Nesta sexta-feira, a triagem acontece na 6ª GRS com pacientes de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Emas, Mãe D’Água, Cacimbas, Desterro, Condado e Malta. Todos os procedimentos são pagos pelo SUS, inclusive os exames pré-operatórios garantidos pelo Hospital Regional. Os municípios se preocupam apenas com o transporte dos pacientes.