Fale Conosco

7 de dezembro de 2015

Governo do Estado inicia segunda etapa do pagamento do Abono Natalino nesta quarta-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), inicia nesta quarta-feira (9), nas agências dos Correios e Telégrafos, a segunda etapa do pagamento da quarta edição do Abono Natalino, programa estadual de complemento de renda destinado a 504.277 famílias paraibanas beneficiárias do Bolsa Família.

Em João Pessoa e Campina Grande, o pagamento será realizado, no período de 9 a 22 deste mês, no Estádio Almeidão e na UEPB (no Centro de Arte e Cultura, perto dos Correios) respectivamente. Nos demais municípios, o Abono será realizado nas agências dos Correios e Telégrafos, como em todos os anos.

O pagamento do Abono Natalino segue cronograma definido pela Sedh, que obedece o último número de inscrição social (NIS). Em João Pessoa, são 60 mil famílias beneficiadas com a iniciativa e em Campina Grande, 34 mil.

Segurança e tranquilidade – A primeira etapa ocorreu no último sábado em 26 municípios paraibanos que não têm Agência dos Correios, para cerca de 18 mil famílias. O pagamento foi realizado de forma tranquila, com a garantia da segurança feita por 100 homens da Polícia Militar.

O programa de complemento de renda, segundo a secretária Cida Ramos, que coordena a ação, além de beneficiar diretamente as famílias extremamente pobres, também aquece a economia dos municípios. Ela destacou ainda o empenho das equipes envolvidas na ação e a força tarefa de todos (Sedh, Polícia Militar, Correios e Telégrafos e municípios).

“O Abono Natalino é um programa pioneiro no Brasil e que o governador Ricardo Coutinho faz questão de manter. É uma ação em que percebemos que todos trabalham com muito empenho, tanto as equipes da Secretaria, da Polícia Militar, dos técnicos dos Correios e Telégrafos e os municípios envolvidos que também são parceiros. Na primeira etapa, o pagamento ocorreu nas escolas públicas e em ginásios”, destacou.

Documentos necessários – Para ter acesso ao Abono Natalino é necessário que o beneficiário leve documento como CPF, documento com foto como identidade e o Cartão do Bolsa Família que tem o número da Inscrição Social.