João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia pesquisa sobre tabagismo em João Pessoa

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 17:00 - Fotos: 

A Paraíba é o 6º Estado brasileiro a proibir o fumo em ambientes fechados, através da Lei 8.985/09. Para conhecer o perfil da população de João Pessoa em relação ao uso do tabaco e saber a receptividade em relação à proibição, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta sexta-feira (11), a ‘Pesquisa sobre Conhecimentos e Atitudes no Controle de Tabagismo’. O trabalho está sendo desenvolvido pela empresa de consultoria e pesquisa DIT, contratada através de licitação.

O público-alvo da pesquisa são homens e mulheres, a partir de 15 anos de idade. Os questionários começaram a ser aplicados no ‘Restaurante Mandacaru Grill’ e serão realizados em mais de 200 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, pizzarias, bares, shoppings e boates de João Pessoa.

“É importante ouvir a opinião do povo e acho correta a aplicação desta lei. Não sou fumante, mas fumo ocasionalmente e o espaço público tem que ser respeitado”, falou o comerciante José Alves Xavier Neto, 30 anos, após ter respondido ao questionário.

A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Lourdes de Fátima Sousa, disse que o resultado da pesquisa será muito importante, pois com ele, o trabalho de conscientização em relação aos malefícios do uso do cigarro e o cumprimento da lei, serão mais fáceis de serem aceitos pela população em geral.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB