João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia obras no Espaço Cultural José Lins do Rego

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 18:29 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

O Governo do Estado já começou a primeira etapa das obras de reforma do prédio do Espaço Cultural José Lins do Rego. Os serviços tiveram início pelos seis auditórios localizados no mezanino 1. Conforme a ordem de serviço assinada em janeiro pelo governador Ricardo Coutinho, todo o prédio sofrerá intervenção, na qual serão investidos R$ 19.288.194,75. No momento, aproximadamente 50 trabalhadores executam as obras.

Carpetes, portas e estruturas de revestimento dos auditórios foram arrancados para receber as melhorias necessárias ao bom funcionamento das salas. O mezanino onde estão os auditórios já foi interditado para garantir a segurança de funcionários e usuários do Espaço Cultural. Outro local que já está sendo desmontado é a sala de dança. Interditado desde 2011, o ambiente não oferecia condições mínimas de uso e também será completamente renovado.

As principais salas de espetáculos, o Teatro Paulo Pontes e o Cine Banguê, também serão contemplados nesta primeira etapa das obras. Ambos estão sendo esvaziados, começando pela retirada de todas as cadeiras, móveis e revestimentos.

De acordo com Alex Oliveira, um dos engenheiros do consórcio responsável pela obra, 50 operários executam a obra nesta primeira fase, mas a expectativa é que nos próximos meses 150 homens estejam trabalhando para dar mais agilidade à reforma.

Funcionamento – A direção da Funesc alerta os frequentadores do Espaço Cultural para que fiquem sempre atentos quanto ao seu funcionamento, pois poderão ocorrer alterações de acordo com as necessidades dos serviços, mas a previsão é de que o prédio não seja fechado na sua totalidade e o máximo de atividades seja mantido neste período.

A Biblioteca Juarez da Gama Batista continua com funcionamento normal, bem como as agências do Banco do Brasil e Santander. A Praça do Povo também está aberta à população. O funcionamento do Planetário está restrito aos sábados e domingos, sem agendamento de grupos. Uma sessão por dia, às 17h. A entrada custa R$ 4,00. A Estação Ciência está aberta à visitação do público, mas sem agendamento escolar. 

Obras – Inicialmente, o prazo previsto é de 360 dias para conclusão da reforma do Espaço Cultural. Serão reformados os banheiros, piso, escola de dança e a Praça do Povo; vão ser revisadas as instalações elétrica e hidráulica; o local será climatizado, a coberta substituída e colocada a telha termoacústica tipo sanduíche com espuma rígida em policarbonato.

A entrada principal será totalmente reformada atendendo às novas tendências arquitetônicas e de acessibilidade, a bilheteria e a guarita serão refeitas. Serão construídos novos boxes comerciais. O estacionamento também será recuperado, com melhorias na iluminação. O Teatro de Arena e o Cine Banguê terão as instalações reformadas, com substituição de pisos e adequação funcional. A biblioteca e a Estação Ciência ganharão isolamento acústico e suas instalações elétricas e hidráulicas revisadas e o piso reformado.