João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia mais três curso do Pronatec em parceria com Senac

quinta-feira, 24 de outubro de 2013 - 10:01 - Fotos: 

Mais três unidades prisionais do Estado iniciaram os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), através do programa Cidadania é Liberdade, da Gerência de Ressocialização. Os cursos iniciados nessa terça-feira (22) e quarta-feira (23) vão proporcionar aos alunos, além da profissionalização, a remição de pena e a bolsa incentivo.

“Começamos, na semana passada, uma nova temporada no que diz respeito à qualificação profissional, com o início dos novos cursos espalhados por diferentes regiões do Estado”, explicou o secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino. “Iniciamos por Guarabira e Campina Grande e agora estamos no Presídio Padrão de Patos, Colônia Penal Agrícola de Sousa e Penitenciária Regional Feminina de Cajazeiras, numa clara demonstração de comprometimento com a ressocialização de apenados, e mais ainda, com a descentralização das ações da Seap, fato que nos deixa cada vez mais confiantes num trabalho que vem dando certo, com parcerias comprometidas e sérias, que eu faço questão de reconhecer publicamente”, completou.

De acordo com o coordenador do Programa Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim, educar a população prisional é um passo para diminuir a violência. “Com esse programa, o Estado da Paraíba atua na melhoria das condições de vida dos apenados e dá mais oportunidades para sua reinserção social”, afirmou.

O curso de garçom será ministrado na Penitenciária Regional Romero Nóbrega, em Patos, e na Colônia Agrícola Penal de Sousa para 20 reeducandos em cada unidade. O curso, que tem 200 horas de duração, vai abordar questões como postura profissional e ética, pontualidade e assiduidade, com as disciplinas Qualidade de Prestação de Serviços, Introdução ao Turismo e Hospitalidade, Saúde e Segurança, Boas Práticas e Serviços de Sala, Bar e Restaurante. Na abertura do curso, estiveram presentes o diretor adjunto da unidade prisional, Leandro Batista, e as equipes da Gerência de Ressocialização da Seap e pedagógica do Senac.

Já o curso de cabeleireira, que beneficiará as reeducandas da Penitenciária Feminina de Cajazeiras, teve inicio na manhã dessa quarta-feira (23). O curso aborda técnicas de cortes, penteados e tintura, além da utilização dos melhores produtos, de acordo com cada tipo e cor do cabelo.