Fale Conosco

20 de maio de 2016

Governo do Estado inicia formação de educadores da Liga pela Paz



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), inicia, nesta segunda-feira (23), em João Pessoa, a formação inicial para educadores, na metodologia Liga pela Paz. Serão capacitados 529 profissionais, em dois dias de evento, das 8h às 17h. A formação ocorre na Escola Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre. Até o dia 9 de junho, serão formados 1.732 educadores, das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), que posteriormente repassam os conteúdos, beneficiando cerca de 100 mil alunos do 3º ao 7º ano, do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede estadual de ensino.

Em João Pessoa, serão capacitados 142 professores do 3º ano, 139 do 4º ano e 147 do 5º ano, nos dois dias do evento (23 e 24/05). No dia 9 de junho, serão formados outros 38 professores de Artes, do 6º e 7º anos. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a formação segue um calendário, já definido, nas 14 Gerências Regionais de Educação.

No próximo dia 25, a formação de educadores vai ser realizada na 3ª GRE, em Campina Grande. O evento está marcado para acontecer no Centro de Formação de Educadores da cidade e deve atender a 255 profissionais. No dia 30, será a vez da Gerência Regional de Educação de Cajazeiras. Serão capacitados 138 educadores, na Escola Desembargador Boto de Menezes. No dia 31, a formação da Liga pela Paz será na 8ª GRE em Catolé do Rocha, para 45 educadores, na sede da Gerência; na 10ª GRE em Sousa, para 60 profissionais, no Centro de Treinamento de Professores; e na 13ª GRE em Pombal, com 24 educadores, na Escola Monsenhor Vicente Freitas.

O calendário de formação segue no dia 1º de junho, na 6ª GRE em Patos, atendendo a 68 educadores, na sede da Gerência; no dia 2, na 7ª GRE em Itaporanga, na Escola Adalgisa Teódulo da Fonseca, com 80 profissionais; também no dia 2, na 11ª GRE em Princesa Isabel, com 40 educadores, na sede da Gerência; e ainda no dia 2, na 5ª GRE em Monteiro, com 22 professores e coordenadores, na sede da Gerência.

No dia 6 de junho, a formação será na 12ª GRE em Itabaiana, com 121 profissionais, na Escola Dr. Antônio Batista Santiago; no dia 7, será na 2ª GRE em Guarabira, na Escola Monsenhor Emiliano de Cristo, com 134 educadores; no dia 8, mais uma vez, na 3ª GRE em Campina Grande, com 33 profissionais, no Centro de Treinamento do município; também no dia 8, na 14ª GRE em Mamanguape, na Escola Técnica Estadual da cidade, com 94 professores e coordenadores; e no dia 9, além de João Pessoa, mais uma vez, na 4ª GRE em Cuité, com 51 profissionais, na sede da Gerência.

Liga pela Paz – A metodologia começou a ser aplicada em 2014, na Paraíba, com a proposta de implantar uma cultura de paz e não violência nas escolas, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência dos alunos. A iniciativa já conseguiu reduzir em 34% os comportamentos problemáticos na sala de aula, como: agressividade destrutiva, hiperatividade e tristeza/depressão. Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a metodologia se estende aos estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdo teórico e atividades psicopedagógicas, que serão ministradas por professores de Artes.