João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia capacitação dos aprovados no concurso do Detran

segunda-feira, 6 de maio de 2013 - 14:51 - Fotos: 

detran inicia curso para pessoas aprovadas em concurso 22 270x202 - Governo inicia capacitação dos aprovados no concurso do DetranAté o dia 31 de maio, 120 candidatos aprovados no primeiro concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) para o cargo de agente de trânsito vão participar do curso de formação aberto, nesta segunda-feira (6), no auditório da Escola de Serviço Público (Espep). Ainda nesta segunda-feira, às 19h,  vai ser aberto o curso de formação para 60 candidatos aprovados para o cargo de agente de vistoria.

O curso de formação de agente de trânsito tem carga horária de 120 horas/aula e será ministrado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

As disciplinas oferecidas são: o agente da autoridade de trânsito; ética e cidadania; engenharia de trânsito; educação para o trânsito; legislação de trânsito; primeiros socorros; direção defensiva; operação de trânsito; fiscalização de trânsito; prática e fiscalização de trânsito. A prática de fiscalização de trânsito será realizada nos finais de semana, seguindo um agendamento prévio no decorrer do curso de formação.

detran inicia curso para pessoas aprovadas em concurso 270x202 - Governo inicia capacitação dos aprovados no concurso do DetranO ex-motoboy e técnico de equipamento de comunicação, Felipe Geter de Melo Veiga, acertou 48 das 50 questões do concurso, foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de agente de trânsito e disse não vê a hora de ser nomeado e começar a exercer a função.

Das nove mulheres aprovadas para o cargo de agente de trânsito, o melhor desempenho foi de Gisely Aurélio de Araújo, classificada em décimo lugar depois de acertar 45 das 50 questões da prova.

Casada, mãe de uma filha e moradora de Mangabeira, Gisely trabalha atualmente como agente municipal de trânsito na cidade de Bayeux. Assumiu o cargo, em janeiro deste ano, após aprovação em concurso público, mas vai optar pelo Detran, quando for nomeada.

Agente de Vistoria – O curso de formação para agentes de vistoria será ministrado no período de 6 a 14 de maio, com carga horária de 30 horas/aula, no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Nesse curso, os candidatos vão estudar as disciplinas: identificação veicular; perícia de identificação veicular; ética e qualidade no atendimento; prática de vistoria. Para cada função, foi convocado o dobro de candidatos em relação ao número de vagas oferecidas, considerando que serão eliminados os candidatos que não registrarem a frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

detran inicia curso para pessoas aprovadas em concurso 3 270x202 - Governo inicia capacitação dos aprovados no concurso do DetranSegundo o diretor administrativo do Detran, Edinaldo Soares, que abriu o curso de formação dos agentes de trânsito, ao lado da presidente da comissão do  concurso público, Marlene Rodrigues da Silva,  a chegada dos 108 candidatos aprovados no concurso público vai impulsionar os serviços em setores primordiais ao funcionamento do órgão.

O chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, Major Rochester Vale, explicou que a nomeação dos 60 agentes de trânsito concursados vai permitir a intensificação das ações de fiscalização em todo o Estado. Assim como os demais membros da equipe existente, os agentes de trânsito estão lotados na capital e vão viajar em regime de escala, de acordo com as ações planejadas pelo setor.

O concurso do Detran da Paraíba foi realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e ofereceu 108 vagas, sendo oito para o cargo de advogado, dez para analista de sistema, 30 para agente de vistoria e 60 para agente de trânsito.

O concurso inscreveu 11.278 candidatos, sendo 104 portadores de deficiência. Os salários iniciais serão de R$ 978,50 para nível médio e R$ 1.957,00 para nível superior.