João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia atividades com grupos de idosos na Paraíba

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 - 16:25 - Fotos: 

Fto: Secom-PB

Começam neste mês de fevereiro as atividades dos grupos de idosos mantidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). Nesta terça-feira (7), foi a vez de 60 aposentados e pensionistas do grupo Vida em Movimento, da PBprev.

O grupo se reúne no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejub), localizado no bairro Colinas do Sul. A novidade, este ano, é a ampliação do quadro de profissionais que prestam assistência aos idosos.

O Vida em Movimento vai contar com a atenção de outros profissionais, como enfermeira, fisioterapeuta, educador físico e professores de música e de teatro, além do acompanhamento com psicólogo e assistente social, que já existia. Os idosos se encontram todas as terças e quintas-feiras pela manhã. Eles são conduzidos até o Cejub por um ônibus da Sedh.

Reencontro – A sensação de rever os amigos deixou o grupo motivado. “Estou muito feliz pela volta das atividades. Os professores que a gente tanto sonhava, de dança e da piscina, vão integrar a equipe. Aqui, quando um chega chorando, o outro consola, e a equipe toda é maravilhosa”, elogiou.

Outra aposentada, Edina Pereira de Lima, afirmou que, com os novos profissionais, a quantidade de atividades oferecidas aumenta.  “Voltei muito feliz e está sendo muito bom o reencontro. A gente tinha reivindicado outros profissionais e eles atenderam. Só temos a agradecer”, comemorou.

A coordenadora da Política Estadual do Idoso, Gabrielle Vasconcelos, ressaltou que o lazer para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos é essencial. “Nestes grupos de idosos, sempre procuramos, além de garantir o lazer a estas pessoas, que é assegurado pelo Estatuto do Idoso, falarmos sobre os direitos e deveres que eles têm”, disse.

Atividades nos CSUs – Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) são espaços físicos onde, além de atender a grupos de idosos, são realizadas atividades educativas para crianças, cursos profissionalizantes e atividades esportivas. Atualmente, os CSUs estão em processo de reestruturação e, a partir de março, as atividades dos idosos devem ser retomadas. Em todo o Estado, existem 16 CSUs, sendo quatro em João Pessoa.

CCI – O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Castelo Branco e também mantido pelo Governo do Estado, está em reforma e voltará a funcionar no mês de março.

O local atende a 50 pessoas, oferecendo serviço de enfermagem, psicologia e assistência social. O grupo pratica atividades de música, teatro e educação física. O CCI mantém, ainda, o Coral Fios de Prata, autor do hino do Idoso.

Outra atividade realizada no Centro de Convivência é a parceria entre o Clube de Mães e o Vida Saudável, em que os profissionais do CCI dão assistência, também, às pessoas que freqüentam estes dois grupos.

“A convivência e socialização de experiências e histórias de vida de cada um é fundamental para elevar a autoestima deles e agregá-los na defesa de seus direitos”, ressaltou a titular da Sedh, Aparecida Ramos.