João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado incentiva construção de biodigestores no Cariri paraibano

sexta-feira, 20 de março de 2015 - 12:10 - Fotos: 

Os agricultores familiares assistidos pela gestão unificada Emater/Emepa/Interpa (vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca),  que conheceram o funcionamento de biodigestor em uma comunidade rural de São José do Egito (PE), decidiram construir em suas propriedades projeto semelhante. A meta do Governo do Estado, por meio da Emater-PB, é orientar a construção 15 biodigestores no município de Santa Cecília, no Cariri, em dois anos, para criar condição de convivência no semiárido.

Para este ano, estão programadas as construções de cinco biodigestores até o mês de dezembro e mais dez no próximo ano. De um grupo de dez agricultores que visitou a experiência em São José do Egito, dois já decidiram começar a implantação na propriedade e os demais também querem contar com o equipamento em suas casas.

A experiência é desenvolvida pela ONG Diaconia, que possui 40 biodigestores instalados em propriedades de agricultores familiares no município pernambucano. A equipe foi recebida pelos técnicos e conheceu a construção dos biodigestores e seu funcionamento. O grupo esteve em duas propriedades: uma que possui biodigestor em funcionamento e outra em processo de instalação.

Na comunidade visitada, os proprietários detalharam o equipamento, em seguida, os técnicos complementaram as informações, explicando a origem do projeto, e os detalhes da construção. Todos os agricultores que participaram da visita ficaram interessados em construir o biodigestor em suas propriedades.

O agricultor José Batista, de Santa Cecília, informou que quer iniciar a construção de um biodigestor imediatamente e a agricultura Diana Dias também comentou que vai solicitar recursos do Pronaf B para construir o seu.

Os técnicos da ONG Diaconia acharam proveitosa a visita técnica intermediada pela Unidade Operativa da Emater-PB de Santa Cecília, que integra a regional de Campina Grande, destacando o intercâmbio que começa a ser feito.

Segundo o técnico Ailton Francisco dos Santos, gerente da Unidade da Emater em Santa Cecília, os biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás. O biodigestor geralmente é alimentado com fezes de animais, acrescidos de água. Sobre a construção de 15 biodigestores em dois anos, informou que essa iniciativa será desenvolvida em parceria com os agricultores familiares interessados no projeto.