João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inaugura nesta quinta Biblioteca Virtual em Saúde

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 14:47 - Fotos: 
O Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (Cefor/SES) inaugura, às 10h desta quinta-feira (5), a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). O local servirá de base para pesquisas bibliográficas e identificação de fontes de informação, de serviços e de documentos científicos. O objetivo é proporcionar acesso livre e gratuito à informação técnico-científica gerada pelas instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).   

A solenidade deverá contar com a participação do secretário de Estado da Saúde, José Maria de França; da diretora do Cefor, Rita Pereira; da representante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Verônica Abdala, e da representante da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde e coordenadora da Estação BVS da SES, Urânia Catão Trindade.

À tarde, a partir das 14h, será realizada uma capacitação onde as pessoas receberão orientações de como acessar as fontes de informações em saúde. Socorro Lopes, coordenadora da biblioteca do Cefor, explicou que o treinamento é essencialmente prático, com ênfase nos métodos de busca e exercícios de fixação com destaque para a apresentação da BVS Brasil e da BVS Saúde Pública. Tanto a biblioteca quanto o treinamento será destinado ao público em geral.

A coordenadora da biblioteca afirmou que o local será mais um instrumento de estudo e pesquisa a ser colocado à disposição do público em geral e, principalmente, dos alunos que frequentam os cursos oferecidos pelo Cefor. A estação BVS é uma iniciativa do Centro Formador de Recursos Humanos, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). A BVS Brasil pretende reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.

De acordo com Socorro Lopes, a Estação BVS permite o acesso gratuito a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais com informações acadêmicas ou geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS-MS), por exemplo, o usuário pode pesquisar dicas, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações do MS. Além disso, a pessoa pode aprender sobre definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde.
 

Assessoria de Imprensa da SES/PB