João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inaugura centro de comercialização em Alagamar

sábado, 3 de maio de 2014 - 10:15 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (2), o Galpão da Feira Agroecológica de Melo, na zona rural de Alagamar, em Salgado de São Félix.  Foram investidos R$ 150 mil – recursos do Governo da Paraíba e Banco Mundial – na construção do centro que beneficiará 40 comerciantes de frutas e verduras que já trabalhavam nas feiras realizadas duas vezes por semana no local.

O distrito Alagamar é o considerado o primeiro assentamento de reforma agrária do Brasil, quando foi reconhecido em 1980 pelo então presidente João Figueiredo, que chegou a visitar  o local após anos de luta entre fazendeiros e posseiros pelo direito à terra.  Hoje o Governo do Estado está realizando a regularização fundiária das terras de Alagamar com a concessão da escritura individual de cada família.

O governador Ricardo Coutinho lembrou a luta dos agricultores e do então arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, pelo direito à terra e as conquistas de hoje com a construção do galpão de comercialização, a doação do trator e ônibus e o trabalho de regularização fundiária de cada propriedade, após mais de 30 anos.

Ele disse esperar que o galpão funcione como um interposto comercial que potencialize a agricultura local com a revenda de produtos para atender a outras localidades. “Esse é um espaço que possibilitará ampliar as vendas e, consequentemente, o aumento da produção e a renda dos agricultores”, comentou o governador.

O vice-governador Rômulo Gouveia destacou o momento histórico do assentamento Alagamar que possui um povo guerreiro, forte e de resistência na luta pela terra.

Para o prefeito de Salgado de São Felix, Adáurio Almeida, o centro de comercialização vai ajudar o pequeno agricultor que planta frutas e verduras a venderem seus produtos. “É uma ação importante para movimentar a economia local sem precisar percorrer grandes distâncias, assim como também tem ajudado muito a entrega de um trator, ônibus escolar e passagens molhadas”, completou Adáurio.

Segundo o coordenador do Projeto Cooperar, Roberto Vital, somente na região de Itabaiana foram investidos R$ 500 mil no apoio a 10 subprojetos que beneficiam mais de 200 famílias. “Alagamar já possui uma das maiores feiras da região e o centro será um importante apoio para a produção e para a renda de 40 comerciantes”, ressaltou.

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Agricultores de Alagamar, Expedito Francisco Gonçalves, disse que o centro de comercialização era um sonho e que irá melhorar a comercialização das frutas e verduras produzidas pelos pequenos agricultores.  “Com o galpão ficaremos protegidos do sol e da chuva e mais organizados para a venda dos produtos para um público cada vez maior”, comemorou.

A solenidade de inauguração do galpão contou ainda com as presenças dos prefeitos de de Itabaiana, Antônio Carlos, de Juripiranga, Paulo Dália, de Itatuba, Aron Renê, de Riachão de Bacamarte, Gil Mota,  além do deputado federal Efraim Morais e deputado estadual João Gonçalves.