João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inaugura base da Rotam e reforça segurança na Zona Sul

terça-feira, 20 de maio de 2014 - 08:54 - Fotos:  Wagner Varela

O Governo do Estado inaugurou, nessa segunda-feira (19), a nova base da Rotam (Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas) do 5º Batalhão, que conta com um efetivo de 40 policiais militares, 38 motos e uma viatura para reforçar a segurança na Zona Sul de João Pessoa. A unidade fica na comunidade Padre Ibiapina, no Bairro das Indústrias, e beneficia diretamente mais de 24 mil moradores do local.

Com um investimento superior a R$ 680 mil na reforma e compra de motos, armas e equipamentos de proteção, o Governo da Paraíba reabre o posto de polícia do bairro, que estava fechado há mais de seis anos.

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância da reabertura do equipamento para os moradores. “Além do policiamento no local, que tinha fragilidades, os policiais vão reforçar toda área do 5º Batalhão, que vai ser coberto com as rondas em motos a partir desta base”, comentou.

A moradora Eunice Bonfim revelou que a chegada da base da Rotam foi motivo de comemoração. “Isso traz uma paz enorme não só para a comunidade Padre Ibiapina, como para todos do Bairro das Indústrias”, observou.

O local recebeu o nome do sargento Michel Márcio da Silva, policial que pertencia a Rotam e foi morto após ter a moto atingida por um carro quando fazia rondas no bairro de Mangabeira, em fevereiro de 2013.

O pai dele, também sargento da PM, Fernando José, agradeceu o reconhecimento. “Hoje voltei a Polícia Militar exercendo minhas atividades na Guarda Militar da Reserva e por onde passo vejo o carinho dos integrantes da instituição com meu filho, um exemplo disso é esta homenagem que demonstra o reconhecimento a Michel e me enche de satisfação como pai”, disse.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que a nova base da Rotam vai ocupar a área com um reforço de policiais. “O bairro tem uma demanda grande de segurança pública e esta base faz parte da filosofia de ocupação das áreas, como fazemos com a instalação de Unidades de Polícia Solidária nos locais com maiores problemas. Além disso, a Rotam reforça toda a Zona Sul da capital, que por ser uma área muito extensa, possui a necessidade de uma ocupação maior”, lembrou.

O comandante geral da polícia militar, coronel Euller Chaves, enfatizou que a Rotam vai aproximar a polícia da comunidade Padre Ibiapina. “Porque vai gerar uma identidade com o cidadão, a partir da descentralização do efetivo especializado que sai dos quartéis e se instala em uma comunidade, com o policiamento em motos, que possui facilidade de deslocamento no trânsito e em áreas de difícil acesso”, explicou.

A solenidade contou com a presença de outras autoridades civis e militares, além dos moradores do Bairro das Indústrias.

Dados – A Zona Sul da Capital pertencente a 2ª Área Integrada de Segurança Pública e alcançou uma redução de 41% dos assassinatos no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. De janeiro a abril de 2014, foram contabilizados 57 homicídios, 40 a menos do que nos quatro primeiros meses do ano passado, quando 97 pessoas foram mortas.