João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado impulsiona cultura do algodão na Paraíba

terça-feira, 12 de janeiro de 2016 - 10:18 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Emater/GU, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está intensificando a retomada do algodão no Estado, dentro do Projeto Algodão Paraíba. Na sexta-feira (8), técnicos da Embrapa/Algodão se reuniram com o diretor técnico da empresa, Vlaminck Saraiva, para avaliação das ações executadas em 2015 e o planejamento das que deverão ser postas em prática neste ano, cuja meta é implantar cinco mil hectares e contemplar 2.500 agricultores até o final de 2018.

Inicialmente, segundo o assessor estadual da cultura do algodão, José Joacy dos Santos, serão implantados 300 hectares de algodão branco orgânico, variedade 8H, com a instalação de Unidades de Testes de Demonstração (UTDs), as verdadeiras escolas de campo, que ensinam os agricultores desde o preparo do solo até a comercialização do produto. Neste primeiro momento vão ser contemplados 250 produtores de algodão dos municípios são Jericó, Patos, Gurinhém, Salgado de São Félix, Picuí e Baraúnas.

O assessor estadual do algodão avalia que a retomada da cotonicultura no Estado representa a esperança do desenvolvimento sustentável para  agricultores de 170 municípios zoneados e com vocação  para a cultura. Ele informou que a área plantada com algodão branco no ano passado foi de apenas 55 hectares, sendo 15 ha em  Jericó e 40 ha em Gurinhém.

De acordo com o diretor técnico da Emater, a produção do algodão já tem garantia de venda, logística e preços assegurados, mediante contrato de compra e venda, que deverá ser negociado diretamente entre o agricultor e o comprador, com preço justo.

Participaram da reunião os técnicos Valdinei Sofiatt, Odilon Reny Ribeiro e Dalfran Gonçalves, da Embrapa/Algodão, além dos extensionistas Alexandre Alfredo, José Joacy dos Santos e  Vlaminck Saraiva, da Emater/GU.