Fale Conosco

7 de maio de 2015

Governo do Estado implanta serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Guarabira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), implanta nesta sexta-feira (8), às 8h, um novo serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Guarabira, com capacidade para atender 60 pacientes. O marco do início do serviço é a realização dos procedimentos também dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O serviço será disponibilizado aos pacientes em solenidade com a presença da secretária de estado da Saúde, Roberta Abath, assessores e autoridades locais.

O serviço funcionará de segunda a sábado, pela manhã e à tarde, com máquinas importadas, cadeiras de hemodiálise novas, tratamento de água de última geração (o que é de extrema importância num serviço de hemodiálise) e reprocessadora de capilar, utilizada por todas as clínicas mais modernas do país.

O serviço conta ainda com uma osmose portátil, aparelho que permite a hemodiálise em pacientes que estão na UTI do Hospital Regional de Guarabira. “Com isso, diminui a mortalidade, pois o paciente grave que não tem condições de ir até a hemodiálise, o serviço vai até ele”, disse o médico nefrologista Diogo Melo, proprietário da empresa paraibana Nephron Guarabira, que administrará o serviço.

O diretor do Hospital, Cleonaldo Freire, lembra que o serviço permitirá maior rapidez no resultado dos exames e ainda disponibilizará de farmácia equipada com todos os insumos necessários para o processo de hemodiálise.

Na ocasião, serão entregues as melhorias iniciadas no hospital, na ala pediátrica, num processo de humanização marco dessa gestão.