Fale Conosco

10 de setembro de 2013

Governo do Estado implanta Câmara de Segurança Alimentar



10.09.13 cinep caisan pb fotos roberto guedes secom pb 121 270x202 - Governo do Estado implanta Câmara de Segurança AlimentarA Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan) foi implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Cinep, em João Pessoa. A Câmara tem parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e contará com 21 órgãos do Governo. O objetivo é fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional que existem na Paraíba.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, destacou que o Governo do Estado tem dado passos importantes no enfrentamento à insegurança alimentar, como a ampliação no número de restaurantes populares mantidos pelo Governo, que oferecem diariamente 3,5 mil refeições e a de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que aumentou de 14 municípios atendidos para 127, entre outras.

10.09.13 cinep caisan pb fotos roberto guedes secom pb 2 270x202 - Governo do Estado implanta Câmara de Segurança AlimentarEm 2011, tínhamos 613 mil pessoas que ainda viviam com menos de R$ 70, ou seja, população considerada extremamente pobre. Para garantir o direito à alimentação, o Governo do Estado tem adotado ações para enfrentar esta situação, como ampliação do número de restaurantes populares e de programas como o PAA. Agora, com a Câmara, que conta com várias secretarias e órgãos do Governo e também com a UFPB, será feita uma articulação com os municípios para fortalecer projetos e ações voltados para a segurança alimentar”, explicou a secretária.

Também estavam na solenidade de implantação da Caisan o secretário da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, que destacou a produção de alimentos na Paraíba. “Para garantir a segurança alimentar também estamos trabalhando na perspectiva de uma produção de alimentos mais saudável, livre de agrotóxicos, com o incentivo que estamos fazendo junto ao agricultor”, disse.

10.09.13 cinep caisan pb fotos roberto guedes secom pb 16 270x202 - Governo do Estado implanta Câmara de Segurança AlimentarA executiva da Sedh, Ana Paula, destacou que a Câmara de Segurança Alimentar será de extrema importância para a aprovação de projetos junto ao Governo Federal. Ela também ressaltou que a Câmara irá construir e monitorar a política e o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado.

Ainda na solenidade, dois professores da Universidade Federal da Paraíba, Wércio Pinheiro e Ana Braga, falaram para os membros da Câmara sobre as ações e metodologias que a Universidade adotada com relação a projetos de segurança alimentar.

Secretarias e órgãos que vão integrar a Câmara de Segurança Alimentar:

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca

· Secretaria de Estado da Casa Civil

· Secretaria de Estado da Saúde

· Secretaria de Estado da Educação

· Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão

· Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana

· Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social

· Secretaria de Estado das Finanças

· Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Tecnologia

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal

· Orçamento Democrático Estadual

· Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa

· Agência Estadual de Vigilância da Paraíba – Agevisa

· Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema

· Fundação do Trabalho e Ação Social – FAC

· Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater

· Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária – Emepa

· Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas – Empasa

· Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual –Ideme

· Defesa Civil