João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado implanta Câmara de Segurança Alimentar

terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 16:58 - Fotos: 

A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan) foi implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Cinep, em João Pessoa. A Câmara tem parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e contará com 21 órgãos do Governo. O objetivo é fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional que existem na Paraíba.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, destacou que o Governo do Estado tem dado passos importantes no enfrentamento à insegurança alimentar, como a ampliação no número de restaurantes populares mantidos pelo Governo, que oferecem diariamente 3,5 mil refeições e a de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que aumentou de 14 municípios atendidos para 127, entre outras.

Em 2011, tínhamos 613 mil pessoas que ainda viviam com menos de R$ 70, ou seja, população considerada extremamente pobre. Para garantir o direito à alimentação, o Governo do Estado tem adotado ações para enfrentar esta situação, como ampliação do número de restaurantes populares e de programas como o PAA. Agora, com a Câmara, que conta com várias secretarias e órgãos do Governo e também com a UFPB, será feita uma articulação com os municípios para fortalecer projetos e ações voltados para a segurança alimentar”, explicou a secretária.

Também estavam na solenidade de implantação da Caisan o secretário da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, que destacou a produção de alimentos na Paraíba. “Para garantir a segurança alimentar também estamos trabalhando na perspectiva de uma produção de alimentos mais saudável, livre de agrotóxicos, com o incentivo que estamos fazendo junto ao agricultor”, disse.

A executiva da Sedh, Ana Paula, destacou que a Câmara de Segurança Alimentar será de extrema importância para a aprovação de projetos junto ao Governo Federal. Ela também ressaltou que a Câmara irá construir e monitorar a política e o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado.

Ainda na solenidade, dois professores da Universidade Federal da Paraíba, Wércio Pinheiro e Ana Braga, falaram para os membros da Câmara sobre as ações e metodologias que a Universidade adotada com relação a projetos de segurança alimentar.

Secretarias e órgãos que vão integrar a Câmara de Segurança Alimentar:

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca

· Secretaria de Estado da Casa Civil

· Secretaria de Estado da Saúde

· Secretaria de Estado da Educação

· Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão

· Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana

· Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social

· Secretaria de Estado das Finanças

· Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Tecnologia

· Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal

· Orçamento Democrático Estadual

· Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa

· Agência Estadual de Vigilância da Paraíba – Agevisa

· Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema

· Fundação do Trabalho e Ação Social – FAC

· Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater

· Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária – Emepa

· Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas – Empasa

· Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual –Ideme

· Defesa Civil